Ministry of Culture and Itaú present
PORTUGUÊS   //   ENGLISH

E-mail successfully sent.
Please complete your register.

*Name
City
State
Country
Category
  • INTRODUCTION
    • » It‘s All True
    • » Amir Labaki
    • » Acknowledgements
  • CO-ORDINATION
    • » Itaú Cultural
    • » Sesc São Paulo
    • » Spcine
    • » Ministry of Culture
  • SCHEDULE
    • » Program
  • AWARDS
    • » Jury 2025
    • » Official Awards
  • GALLERY
    • » Photos
    • » Videos
  • LATEST NEWS
  • SUPPORT
  • PRESS
    • » Releases
    • » Clipping
  • TEAM
    • » Team
  • PAST EDITIONS
  • FESTIVAL'S CALENDAR
    • » Festivals Calendar
  • CONTACT
» newsletter
Sign up here to receive our newsletter
send »
» search movies
2012/13/14/15
16/17/18/19/20
21/22/23/24/25
 
» Home /
Latest News /
weekly column at valor econômico
10/31/2025
A Largada para o Oscar Doc

Por Amir Labaki


Aceleradas as apostas para o Oscar 2026, a presença brasileira pode ir além da provável indicação em mais de uma categoria de “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho. Entre as premiações paralelas e listas de favoritos para o prêmio de Academia de melhor documentário de longa-metragem, “Apocalipse nos Trópicos”, de Petra Costa, aparece com destaque, podendo valer à cineasta sua segunda indicação, após concorrer em 2020 com “Democracia em Vertigem” (ambos disponíveis na Netflix).

Três dos termômetros dos concorrentes, a “short list” da 16ª edição do festival DOC NYC, as indicações ao 10º Prêmio para Documentários do Critics Choice, e as previsões de Scott Feinberg na revista The Hollywood Reporter, apontam “Apocalipse nos Trópicos”, o filme sobre a influência política de evangélicos ultraconservadores (representados pelo pastor Silas Malafaia) na ascensão de Jair Bolsonaro, na linha de frente entre os mais bem cotados para a disputa. A lista dos 15 semifinalistas na categoria será anunciada em 16 de dezembro, com os cinco indicados sendo revelados em 22 de janeiro. A 98ª cerimônia de entrega do Oscar acontece em 15 de março de 2026.

Apenas dois outros títulos são destacados no topo das listas citadas. Exibido no É Tudo Verdade deste ano, “2000 Metros para Andriivka” é um tenso thriller de trincheira da guerra de Putin na Ucrânia, dirigido por Mstyslav Chernov. Seu filme anterior sobre o conflito, o não menos sombrio “20 Dias em Mariupol”, levou o Oscar da categoria em 2023. 

Por sua vez, em “A Vizinha Perfeita” (Netflix), Geeta Gandbhir radiografa mais um episódio cruel da violência racista na América profunda, ao reconstitui o assassinato da afro-americana Ajike Owens por sua vizinha branca Susan Lorincz. Ao estruturar sua narrativa a partir dos registros captados por câmeras corporais de policiais e câmeras de segurança, Gandbhir recebeu o prêmio de melhor direção na disputa de documentários dos EUA no Sundance deste ano.

Nem sempre no primeiro pelotão, três outros documentários também largam na frente nas três relações. Apenas ligeiramente abaixo, ao ser indicado a melhor filme de estreante e não na categoria principal pelo Critics Choice, situa-se “Jayne Mansfield, Minha Mãe”, de Mariska Hargitay, a original pesquisa do passado familiar de uma “bombshell” da Hollywood clássica, aqui comentado quando da estreia na HBO Max em julho passado.

Também resenhado nesta coluna, na última semana, como um dos destaques da 49ª. Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o retrato de um dos principais jornalistas investigativos americanos, Seymour M. Hersh, em “Cover-Up”, parece posicionar com força na disputa mais uma vez a diretora Laura Poitras, vencedora do Oscar em 2014 com “Citizenfour”, agora em parceria com Mark Obenhaus. A cineasta norte-macedônia Tamara Kotevska volta firme à disputa, depois da indicação em 2020 de “Honeyland”, com um mergulho na batalha cotidiana de um veterano agricultor em “The Tale of Silyan” (a fábula de Silyan).

Apesar de ausentes entre os 15 selecionados para a “short list” de DOC NYC, dois títulos destacados pela Critics Choice e por The Hollywood Reporter surgem como candidatos fortes. Indicado no maior número de categorias (7) pela premiação da CC, “Orwell 2+2=5” é um denso ensaio sobre a contemporaneidade dos escritos de George Orwell dirigido pelo cineasta haitiano Raoul Peck, o mesmo de “Eu Não Sou Seu Negro”, sobre a obra do escritor afro-americano James Baldwyn, finalista ao Oscar em 2017.

Por sua vez, Andres Veiel demole, em “Riefenstahl: Cinema e Poder” (Festival do Rio, 2014), as lendas autovitimizadoras construídas pela documentarista oficial do Terceiro Reich, Leni Riefenstahl (O Triunfo da Vontade; Olympia). Como destaquei neste espaço há um ano, Veiel liquida a mistificação da pseudoneutralidade da cineasta quanto ao regime nazista a partir do acesso inédito a mais de 700 caixas de documentos escritos e audiovisuais do arquivo dela.

Não me surpreenderia se ainda outro documentário sobre cinema, lembrado com menor ênfase pelas escolhas do trio, conquistar ao menos uma das 15 vagas entre os semifinalistas da Academia. Em “The Eyes of Ghana” (Os Olhos de Gana), o canadense Ben Proudfoot lança luz sobre um dos capítulos essenciais da luta pela independência do jugo colonial pelas nações africanas ao entrevistar o operador de câmera Chris Hesse, hoje nonagenário, e recuperar as filmagens realizadas por ele acompanhando, nas décadas de 1950 e 1960, o líder independentista e primeiro presidente de Gana Kwame Nkrumah (1909-1972). Proudfoot, lembre-se, já ostenta nas estantes duas estatuetas de Oscar de melhor curta documental, por “The Queen of Basketball” (A Rainha do Basquete, 2022) e “A Última Loja de Concertos” (codireção de Kris Bowers, 2024).


Igualmente provável e merecida seria a lembrança de “Guarde o Coração na Palma da Mão e Caminhe”, dirigido pela cineasta iraniana residente na França Sepideh Farsi. Para driblar o veto israelense a cobertura jornalística e registros documentais “in loco” do morticínio em Gaza, Farsi recorreu a videochamadas com a fotógrafa palestina Fatma Hassona. Mais impactantes do que os registros feitos por Hassona, e seus depoimentos sobre a rotina de ataques, destruições e mortes, talvez apenas agora a irrevogabilidade de seu silêncio.

Share
« Back
» sponsorship
» partnership
» cultural supporters
» co-ordination
  • INTRODUCTION
    • - It‘s All True
    • - Amir Labaki
    • - Acknowledgements
  • GALLERY
    • - Photos
    • - Videos
  • TEAM
    • - Team
  • REALIZATION
    • - Itaú Cultural
    • - Sesc São Paulo
    • - Spcine
    • - Ministry of Culture
  • SCHEDULE
    • - Program
  • PRESS
    • - Press Contact
    • - Releases
  • LATEST NEWS
  • AWARDS
    • - Jury 2025
    • - Official Awards
  • FESTIVAL'S CALENDAR
    • - Festivals Calendar
  • CONTACT
  • SUPPORT
  • LATEST NEWS
Rua General Jardim, 770 - cj. 8A - 01223-011 - São Paulo - SP / Tel. 11 3064.7485