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12/06/2024
Antologia Celebra Sergio Muniz

Por Amir Labaki

Um volume polifônico vem estabelecer o destaque devido a Sergio Muniz (1935-2023) na história do cinema brasileiro. “Por um Cinema de Cordel – Um Livro de Sergio Muniz” (Alameda Editorial, 550 págs, R$ 127,30) tem esmerada organização dos pesquisadores Marcius Freire e Andréa C. Scansani, a partir do meticuloso arquivo preservado pelo próprio Muniz. A edição foi acompanhada até a versão final pelo cineasta, que infelizmente nos deixou antes do livro alcançar às livrarias, com lugar assegurado na bibliografia essencial do documentário brasileiro.

Como adiantado na apresentação, “Por Um Cinema de Cordel” cerra foco na atividade fílmica de Muniz, não abarcando sua vertente literária, poeta antes que cineasta, também ficcionista na maturidade. Ao lado de Vladimir Carvalho (1935-2024), autor de dois textos na antologia, foi ele dos raríssimos diretores brasileiros exclusivamente dedicados à produção documental. Ambos também exerceram marcantes trajetórias universitárias, o primeiro em Brasília, o segundo, com papel central nos primeiros anos da Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños em Cuba.

Em mais de meio século de cinema, celebrado por uma pioneira retrospectiva no É Tudo Verdade de 2017, Sergio Muniz nos legou uma filmografia documental variada, complexa e algo compacta de 19 títulos como diretor, privilegiando o curta-metragem e assinando apenas dois longas, “Andiamo in ‘Merica” (1978), sobre a imigração italiana, e o ensaio articulando depoimentos “Amizade” (2009). Foi essencial ainda sua participação como pesquisador e produtor da histórica coleção de filmes sobre a cultura popular brasileira conhecido como Caravana Farkas, para a qual dirigiu três de suas principais obras, “Beste” (1969), “Rastejador, s.m.” (1969) e “De Raízes & Rezas, Entre Outros” (1972).

O livro empresta seu título de uma fórmula criada pelo próprio cineasta a respeito de seu primeiro e originalíssimo curta-metragem, “Roda e Outras Estórias” (1965), realizado em diálogo com Geraldo Sarno quase simultaneamente à parceria, Muniz como produtor executivo, Sarno, diretor, em “Viramundo” (1965), o clássico sobre a imigração nordestina para o Sudeste da primeira fase, de cinco filmes, do ciclo produzido por Thomaz Farkas (1924-2011). Em entrevistas e textos próprios no volume, o próprio Muniz explica a definição que inspirou o batismo de sua primeira produtora.

“Assim como tinha literatura de cordel, eu fiz o Cinema de Cordel, que era a ideia de fazer alguma coisa com esse estilo de literatura, que fosse uma coisa popular, que pudesse ser consumida como se fosse um livro de cordel, que estivesse essa dinâmica de um livro de cordel, que fosse anônima”, escreveu Muniz em 2001.

Inspirado e editado a partir de cinco canções do então iniciante Gilberto Gil, “Roda e Outras Estórias” é um filme de protesto contra a recém instaurada ditadura militar, em torno da mesma “temática do sertão” de “Viramundo”, como notou Jean-Claude Bernardet, mas sob uma nova forma, entre o ensaio de arquivo e o clipe. Numa dessas sincronicidades iluminadas da história da arte e do filme, enquanto Muniz realizava “Roda”, o documentarista cubano Santiago Álvarez (1919-1998) editava em Havana “Now!” (1965), um primo estilístico sobre a repressão aos movimentos pelos direitos dos afro-americanos.

Similar inventividade formal na edição de imagens e sons de origens múltiplas aproxima “Roda” sobretudo de dois outros curtas de Muniz, “Beste” e “Você Também Pode Dar Um Presunto Legal” (1973-2006). No primeiro, rodado no norte da Bahia, a fabricação de uma besta, uma arma rudimentar, e a chegada do homem à Lua pela Apolo 11 comentam-se mutuamente. No segundo, realizado clandestinamente no auge da repressão pelo regime militar e mantido inédito por mais de três décadas para preservar os colaboradores do filme, registros factuais e filmagens de montagens teatrais estruturam-se num ensaio de denúncia sobre os laços entre a violência política e o Esquadrão Morte comandado pelo delegado Sérgio Fleury. Mais de uma centena de testemunhos de artistas e intelectuais brasileiros e internacionais sobre o impacto da tardia revelação do filme foram reunidos na penúltima parte do livro.

Na heterogeneidade das contribuições compiladas, de ensaios acadêmicos a textos jornalísticos, de entrevistas e escritos de Muniz a depoimentos e mensagens de amigos e colegas, “Por Um Cinema de Cordel” espelha com sagacidade e vigor o espírito de colagem poético-política das mais originais obras de Sergio Muniz. “Faço cinema para que, apesar das minhas limitações e das limitações do cinema frente à nossa realidade, essa realidade possa ser modificada ou pelo menos influenciada. E se isso for impossível, me bastará, até quando não sei, conhecer e ser senhor da realidade”. Assim se definia em 1966 o jovem cineasta. É belo como foi fiel a si mesmo até o fim.


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