Ministry of Culture and Itaú present
PORTUGUÊS   //   ENGLISH

E-mail successfully sent.
Please complete your register.

*Name
City
State
Country
Category
  • INTRODUCTION
    • » It‘s All True
    • » Amir Labaki
    • » Acknowledgements
  • CO-ORDINATION
    • » Itaú Cultural
    • » Sesc São Paulo
    • » Spcine
    • » Ministry of Culture
  • SCHEDULE
    • » Program
  • AWARDS
    • » Jury 2025
    • » Official Awards
  • GALLERY
    • » Photos
    • » Videos
  • LATEST NEWS
  • SUPPORT
  • PRESS
    • » Releases
    • » Clipping
  • TEAM
    • » Team
  • PAST EDITIONS
  • FESTIVAL'S CALENDAR
    • » Festivals Calendar
  • CONTACT
» newsletter
Sign up here to receive our newsletter
send »
» search movies
2012/13/14/15
16/17/18/19/20
21/22/23/24/25
 
» Home /
Latest News /
weekly column at valor econômico
05/10/2024
Cannes Mira o Futuro

Por Amir Labaki

Tudo aponta para que o 77º Festival de Cannes, que começa na próxima terça (14), será uma edição de revelações mais do que de tradicionais nomes reafirmados. O primeiro sinal surge já no filme de abertura, a comédia romântica francesa “Le Deuxième Acte” (O Segundo Ato), do cineasta e músico eletrônico Quentin Dupieux, com apenas uma presença prévia na Croisette.

Entre os 22 concorrentes à Palma de Ouro, somente dois já a receberam anteriormente. Com “Megalopolis”, cuja produção bancou do próprio bolso, Francis Ford Coppola retorna à disputa que, há exato meio século, venceu com “A Conversação” (1974) e, cinco anos depois, com “Apocalipse Now” (1979), prêmio este dividido com “O Tambor” de Volker Schlöndorff.  Vitorioso em 2015 com “Dheepan: O Refúgio”, o francês Jacques Audiard volta ao páreo com “Emilia Pérez”, uma comédia musical passada no México.

É notável que, entre os diretores com maior experiência em Cannes entre os competidores, se filie o brasileiro Karim Aïnouz. Desde a estreia na mostra paralela Un Certain Regard com “Madame Satã” em 2002, ciclo paralelo que venceu há quatro ano com “A Vida Invisível”, Aïnouz distingue-se agora com sua sexta participação na seleção oficial, concorrendo à Palma de Ouro com “Motel Destino”, como o fizera no ano passado com o drama histórico “Firebrand”, seu primeiro filme em língua inglesa (ainda inédito comercialmente por aqui).

Conta-se em pouco mais que uma mão, entre os concorrentes, os cineastas com similar currículo de peso no Palácio do Festival: a britânica Andrea Arnold (Bird), o canandense David Cronenberg (The Shrouds), o português Miguel Gomes (Grand Tour), o francês Christophe Honore (Marcello Mio), o chinês Jia Zhang-Ke (Caught By The Tides), o americano Paul Schrader (Oh Canada), o russo Kirill Serebrennikov (Limonov -The Ballad), o italiano Paulo Sorrentino (Parthenope).

 A participação feminina é curiosamente maior no júri oficial, presidido por Greta Gerwig (Barbie) e com maioria de mulheres, do que na competição pela Palma, com apenas quatro cineastas: a citada Arnold, as francesas Coralie Fargeat (The Substance) e Agathe Riedinger (Diamant Brut) e a indiana Payel Kapadia (All We Imagine As Light). Por falar em desequilíbrio, o eurocentrismo se impõe mais uma vez, com nada menos que treze produções do continente para 22 títulos na disputa.

Concorrência principal à parte, a seleção é pródiga em apostas seguras para preferências variadas. Quase uma década depois de roubar a cena com a ressurreição de sua saga pós-apocalíptica com “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015), George Miller tenta repetir a mágica lançando fora de concurso o “prequel” “Furiosa: Uma Saga Mad Max”.

O baú de Godard se abre mais uma vez para a estreia em Cannes Classics do projeto em que trabalhava antes de abraçar o adeus em 2022, “Scénarios”. A abertura do ciclo dedicado ao cinema de repertório do festival, que celebra sua 20ª edição, apresenta com pompa e circunstância a versão restaurada da primeira parte de nada menos que “Napoleão” (1927), de Abel Gance. A mostra celebra ainda a carreira da produtora Lucy Barreto, nos 60 anos de atividade ao lado do produtor Luiz Carlos Barreto na L C Barreto, com uma sessão especial de “Bye Bye Brasil” (1980), de Cacá Diegues.

O Brasil aparece bem na foto de Cannes 2024. Além da homenagem aos Barreto e de Aïnouz na disputa principal, “Amarela”, de André Saito, concorre à Palma de Ouro de curtas-metragens; o longa-metragem “Baby”, de Marcelo Caetano, e o curta de animação “A Menina e o Pote”, de Valentina Homem, disputam a mostra paralela Semana da Crítica. Inspirado pelo livro homônimo do xamã yanomami Davi Kopenawa e do antropólogo francês Bruce Albert, Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha participam com “A Queda do Céu” da Quinzena de Cineastas. E “Lula”, radiografia da queda e da volta por cima do presidente brasileiro por Oliver Stone e Rob Wilson, ganha o tapete vermelho em Sessão Especial.


Distribuída pelas diversas mostras do festival, a parruda safra de documentários encorpa a disputa pelo Olho de Ouro com novas obras de mestres como Nanette Burnstein (Elizabeth Taylor: The Lost Tapes), Sergei Loznitsa (L’Invasion), Rithy Panh (Rendez-Vous Avec Pol Pot), Raoul Peck (Ernest Cole, Photographe), Claire Simon (Appreende) e Yolande Zauberman (La Belle de Gaza). Por sua vez, honra o É Tudo Verdade ser pelo sexto ano consecutivo um dos 13 festivais de não-ficção que são parceiros oficiais de Cannes Docs, o setor dedicado à produção documental do Mercado do Filme do festival.

Adicionando uma nova disputa para produções em realidade virtual, a festa inicia com três vitoriosos já anunciados. Palmas de Ouro de Honra homenageiam George Lucas, Meryl Streep e, pela primeira vez para uma instituição coletiva, ao japonês Ghibli Studio, liderado pelo genial Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro).

Num mundo em transe, por doze dias Cannes convida-nos a elevar os olhares para o firmamento do cinema. Como na cena da “Rapsódia em Agosto” (1990) de Kurosawa celebrada pelo poster deste ano. Tomara vingue a metáfora.



Share
« Back
» sponsorship
» partnership
» cultural supporters
» co-ordination
  • INTRODUCTION
    • - It‘s All True
    • - Amir Labaki
    • - Acknowledgements
  • GALLERY
    • - Photos
    • - Videos
  • TEAM
    • - Team
  • REALIZATION
    • - Itaú Cultural
    • - Sesc São Paulo
    • - Spcine
    • - Ministry of Culture
  • SCHEDULE
    • - Program
  • PRESS
    • - Press Contact
    • - Releases
  • LATEST NEWS
  • AWARDS
    • - Jury 2025
    • - Official Awards
  • FESTIVAL'S CALENDAR
    • - Festivals Calendar
  • CONTACT
  • SUPPORT
  • LATEST NEWS
Rua General Jardim, 770 - cj. 8A - 01223-011 - São Paulo - SP / Tel. 11 3064.7485