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05/03/2024
Vinte Anos Esta Noite

Por Amir Labaki

 

Durante quatro noitadas, da sexta, dia 3, à segunda, dia 6, o Canal Brasil celebra com uma maratona de filmes os vinte anos de parceira ininterrupta com o É Tudo Verdade na apresentação de uma faixa semanal exclusivamente dedicada ao cinema não-ficcional do país. Há mesmo que comemorar. A faixa semanal É Tudo Verdade no Canal Brasil é a mais longeva janela regular televisiva para documentários nacionais da história no país. Desconheço também similares internacionais, ao menos numa mesma emissora e sem ruptura temporal.


Se me permitem dobrar a autorreferência, esta coluna em parceria com o festival alcança na próxima semana a marca histórica de 22 anos de publicação consecutiva. Sua criação me honrou ainda antes do estabelecimento pelo Valor deste caderno. Ambas as iniciativas se somaram no reconhecimento do rápido prestígio conquistado pelo É Tudo Verdade como o pioneiro e principal evento exclusivamente focado ao cinema documentário na América Latina, menos de uma década após sua fundação.


A Maratona É Tudo Verdade apresenta 19 longas-metragens e 5 curtas-metragens brasileiros que marcaram a história da faixa e do festival. Fiz a curadoria a partir de títulos exibidos nestas duas décadas pelo programa cujos direitos de exibição estão vigentes no Canal Brasil, com pontuais exceções para negociações específicas de obras incontornáveis nesta história. Destaco dois exemplos.


“Chico Antônio, O Herói com Caráter” (1983), realizado por Eduardo Escorel para saudar o cantador de cocos descoberto no Rio Grande do Norte por Mário de Andrade em sua viagem etnográfica entre 1928 e 1929, inaugurou a faixa em outubro de 2004, firmando-se como um clássico essencial. Já “A Pessoa Para O Que Nasce” (1999), em que Roberto Berliner retrata três irmãs cegas que também tocam seus ganzás e cantam cocos na Paraíba, foi o único curta-metragem a vencer aquela que, na aurora, era uma única competição brasileira para documentários de todas as durações. Seis anos depois, Berliner dedicaria um longa-metragem homônimo ao trio, exibido na abertura do festival de 2005.


A seleção de títulos para a maratona tem o privilégio de exibir mais 9 longas e 4 curtas-metragens que venceram as competições nacionais, estreando em televisão posteriormente no programa semanal. São títulos que completam uma curva temporal de quase duas décadas, entre “A Negação do Brasil”, o fundamental ensaio de Joel Zito Araújo sobre os estereótipos e distorções da participação de artistas negras e negros na telenovela brasileiras entre 1963 e 1997, e “Libelu – Abaixo a Ditadura” (2000), em que o estreante Diógenes Muniz recupera a história da mais iconoclasta organização da esquerda estudantil atuante no Brasil durante o regime militar (1964-1985).


Esteticamente muito distintos, os cinco curtas-metragens programados pela maratona espelham a originalidade histórica do formato como laboratório de ponta do cinema e do audiovisual brasileiros. Além do filme de Berliner, são eles “Abry” (2003), de Joel Pizzini, “Cordilheira da Amora II (2015)”, de Jamille Fortunatto, “Filhas de Lavadeira (2020), de Edileuza Penha de Souza, e “Yaõkwa – Imagem e Memória (2021)”, de Rita Carelli e Vincent Carelli.


Três dos nove filmes dirigidos por mulheres participantes no ciclo no Canal Brasil tiveram forte impacto no festival mesmo sem premiações. Exibido em 1996 na edição inaugural, a única sem mostras competitivas, “Carmen Miranda, Bananas Is My Business” (1995) consolidou Helena Solberg entre as principais realizadoras do cinema do real não apenas no país. Com “Lampião da Esquina” (2016), Lívia Perez recuperou a história de uma das publicações pioneiras da comunidade LGBTQIA+. A filmografia sobre as vítimas da repressão pela ditadura ganhou em 2020 um título incontornável com a estreia de Carol Benjamim com “Fico Te Devendo Uma Carta Sobre o Brasil”.


O título que nos distingue com a abertura da maratona às 19h do dia 3, “Santiago” (2004), de João Moreira Salles, abriu o festival em 2006 para instantaneamente se afirmar como uma das obras essenciais a discutir a própria linguagem do documentário de nossa filmografia. Não poderiam faltar dois títulos essenciais da produção documental brasileira, como reafirmado na pioneira votação organizada em 2000 pelo festival: “Cabra Marcado Para Morrer” (1984), de Eduardo Coutinho, e “Jango”, de Sílvio Tendler.


Por fim, cumpria destacar obras marcantes que nos honraram com sua estreia em TV no É Tudo Verdade no Canal Brasil mesmo sem participarem do festival. Entre muitas, destacamos “Elena” (2012), de Petra Costa, “Seca” (2015), de Maria Augusta Ramos, e “Giocondo Dias -Ilustre Clandestino” (2021), do grande mestre do documentário brasileiro, Vladimir Carvalho.


Fossem cem os títulos programados, entre os cerca de mil documentários exibidos nestes 20 anos, incluindo mesmo clássicos como o curta “Aruanda” (1959), de Linduarte Noronha, o mais antigo exibido na faixa, ainda seriam insuficientes para um panorama do vigor do documentário brasileiros. Mais que um ponto de chegada, que a excelência dessa maratona seja um novo ponto de partida. Fica o convite.


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