Ministry of Culture and Itaú present
PORTUGUÊS   //   ENGLISH

E-mail successfully sent.
Please complete your register.

*Name
City
State
Country
Category
  • INTRODUCTION
    • » It‘s All True
    • » Amir Labaki
    • » Acknowledgements
  • CO-ORDINATION
    • » Itaú Cultural
    • » Sesc São Paulo
    • » Spcine
    • » Ministry of Culture
  • SCHEDULE
    • » Program
  • AWARDS
    • » Jury 2025
    • » Official Awards
  • GALLERY
    • » Photos
    • » Videos
  • LATEST NEWS
  • SUPPORT
  • PRESS
    • » Releases
    • » Clipping
  • TEAM
    • » Team
  • PAST EDITIONS
  • FESTIVAL'S CALENDAR
    • » Festivals Calendar
  • CONTACT
» newsletter
Sign up here to receive our newsletter
send »
» search movies
2012/13/14/15
16/17/18/19/20
21/22/23/24/25
 
» Home /
Latest News /
weekly column at valor econômico
12/15/2023
A INDÚSTRIA WELLES EM 2023
Por Amir Labaki

Para o legado de Orson Welles (1915-1985), num ano sem efemérides redondas em torno de seu nome, 2023 encerra-se com um balanço de rara fertilidade quanto a atividades em torno de sua obra -e de sua vida. Tesouros de arquivos não param de vir à tona; novos filmes, principalmente documentários, mas também animações, não cessam de espocar; e peças de teatro com Welles ao centro já dariam um festival. Se ao contrário da lenda o diretor de “Cidadão Kane” (1941) foi industrioso, uma autêntica indústria Welles está a pleno favor.

A principal notícia envolvendo sua atribulada visita ao Brasil em 1942, para rodar o inacabado “É Tudo Verdade” (It’s All True), foi anunciada em junho pela especialista Catherine L. Benamou. A Paramount Pictures iniciou o processo de escaneamento e digitalização que garante finalmente a preservação dos negativos em nitrato dos três episódios previstos para o filme: o mexicano “Meu Amigo Bonito” e os brasileiros “Carnaval” e “Quatro Homens numa Jangada”. As filmagens realizadas em Ouro Preto em março daquele ano, durante a rodagem principal no Rio de Janeiro e em Fortaleza, exibidas pela primeira vez no país durante a palestra de Benamou no encontro Visible Evidence organizado pela Cinemateca Brasileira e pelo É Tudo Verdade em 2006, farão parte do documentário em produção “Orson Welles no País do Silêncio”, de Laura Godoy e Marcella Jacques.

Outra preciosidade arquivística inspira mais um documentário em andamento, “Masquerade Is Over”, do italiano Emiliano Campagnola. Num artigo publicado no site Wellesnet em outubro, Campagnola não dá detalhes sobre como descobriu um roteiro inédito de Welles, “baseado num tema de Pirandello”, extraído da peça “Henrique IV”. Segundo o resumo, a trama gira em torno do encontro entre uma jovem e o enlouquecido “imperador” americano de uma ilhota italiana.

Campagnola lembra a rara referência ao projeto no clássico livro de entrevistas de Peter Bogdanovich (1939-2022) com Welles (Este É Orson Welles, Editora Globo, 1995, esgotado). Sem citar o título, Welles recordou: “Dediquei meses a isto. Se quisesse que um roteiro meu fosse publicado, seria este. Era uma recriação completa em torno do tema de Pirandello – não se tratava de uma versão fílmica da peça”.

Um mistério deve ser resolvido apenas com a estreia do documentário de Campagnola. Como conta o maior biógrafo de Welles, Simon Callow, no terceiro volume de seu estudo magistral (One Man Band, Jonathan Cape, 2015, ainda inédito por aqui), “Masquerade” foi o título inicial do thriller “Grilhões do Passado” (Mr. Arkadin, 1955), inspirado por um dos episódios (Greek Meets Greek) da série radiofônica “The Adventures of Harry Lime” estrelados por Welles na BBC do início da década de 1950. Welles teria apenas pensado em reaproveitar o título de outra produção cancelada? A resposta não tarda.

Até em filme de animação Welles deve logo voltar às telas. Inspirado pela franquia Transformers, mas sem qualquer vínculo com sua produtora Hasbro, Jared Egol realiza de forma independente “Planet Welles”, sobre os últimos dias do cineasta em Hollywood. Parece menos bizarro quando lembramos que uma das últimas participações cinematográficas de Welles foi na dublagem do personagem Unicron da animação “Transformers” (1986), de Nelson Shin.

Mais ou menos na mesma época, precisamente no dia do último aniversário celebrado em vida por Welles (7 de maio de 1985), o dramaturgo e acadêmico Richard France situou “Obediently Yours, Orson Welles”, que participou em meados do ano do Serrate Verde Festival em Tbilisi, na Geórgia. Ao centro do entrecho, Welles inventaria o passado enquanto espera o apoio de Steven Spielberg para finalizar seu inacabado “Don Quixote”.

Por sua vez, há duas semanas o Bartell Theatre em Madison, no Estado de Wiscosin, recebeu a première de “Orson Welles Presents: An Evening with Nixon”, escrito por Finn Gallagher e Nathaniel Klein. Não se trata, vale frisar, de uma remontagem da peça quase homônima de Gore Vidal de 1972, demolidora do então presidente dos EUA ainda antes da eclosão do escândalo de Watergate. Gallagher e Klein colocam em cena um duelo verbal, também em 1985, entre Welles e Nixon, durante um show de mágica protagonizado pelo primeiro.

Para compreender a fundo a trajetória final de Orson Welles teremos de esperar ainda provavelmente mais um ano pelo quarto e último volume da biografia escrita por Simon Callow, cobrindo o período entre 1965 e 1985. “Duas décadas de certa forma fantasmagóricas”, adiantou Callow a Wellesnet, “cheias de sonhos e esperanças e planos e fragmentos e sugestões”. Pois é: como uma sessão de “Cidadão Kane”.


Share
« Back
» sponsorship
» partnership
» cultural supporters
» co-ordination
  • INTRODUCTION
    • - It‘s All True
    • - Amir Labaki
    • - Acknowledgements
  • GALLERY
    • - Photos
    • - Videos
  • TEAM
    • - Team
  • REALIZATION
    • - Itaú Cultural
    • - Sesc São Paulo
    • - Spcine
    • - Ministry of Culture
  • SCHEDULE
    • - Program
  • PRESS
    • - Press Contact
    • - Releases
  • LATEST NEWS
  • AWARDS
    • - Jury 2025
    • - Official Awards
  • FESTIVAL'S CALENDAR
    • - Festivals Calendar
  • CONTACT
  • SUPPORT
  • LATEST NEWS
Rua General Jardim, 770 - cj. 8A - 01223-011 - São Paulo - SP / Tel. 11 3064.7485