Ministério da Cultura e Itaú apresentam
PORTUGUÊS   //   ENGLISH

Email cadastrado com sucesso.
Favor complete seu cadastro.

*Nome
Cidade
Estado
País
Categoria
  • APRESENTAÇÃO
    • » É Tudo Verdade
    • » Amir Labaki
    • » Agradecimentos
  • REALIZAÇÃO
    • » Itaú Cultural
    • » Sesc São Paulo
    • » Spcine
    • » Ministério da Cultura
  • PROGRAMAÇÃO
    • » Programação de Filmes
  • PREMIAÇÃO
    • » Júri 2025
    • » Premiação Oficial
  • GALERIA
    • » Fotos
    • » Vídeos
  • NOTÍCIAS
  • APOIO
  • IMPRENSA
    • » Releases
    • » Clipping
  • EQUIPE
    • » Equipe
  • EDIÇÕES ANTERIORES
  • CALENDÁRIO DE FESTIVAIS
    • » Calendário de Festivais
  • CONTATO
» newsletter
Cadastre-se aqui para receber as novidades do festival
enviar »
» busca filmes
2012/13/14/15
16/17/18/19/20
21/22/23/24/25
 
» Home /
Notícias /
coluna semanal no valor econômico
05/01/2024
Os 15 Docs do Oscar
Por Amir Labaki

O ano cinematográfico inicia-se com a intensificação da corrida para o Oscar 2024. No próximo dia 23 serão conhecidas as indicações pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

A disputa se intensificou no apagar das luzes de 2023, com o anúncio em 21 de dezembro passado da lista de semifinalistas em dez categorias. Infelizmente o cinema brasileiro não emplacou nenhum concorrente, com seu mais forte candidato, o ensaio documental “Retratos Fantamas” de Kléber Mendonça Filho ficando de fora das disputas de melhor longa internacional e melhor documentário de longa-metragem.

Poucas surpresas marcam a lista dos 15 semifinalistas a melhor longa documental. A maior talvez tenha sido a exclusão de três mestres, Errol Morris e “O Túnel dos Pombos” (Apple TV), Frederick Wiseman e “Menus Plaisirs – Les Troigros” e Wim Wenders e “Anselm”. Wenders ao menos conquistou uma vaga para finalmente tentar seu primeiro Oscar com sua homenagem ao mestre japonês Ozu em “Dias Perfeitos”, representando curiosamente o Japão, e não sua Alemanha natal.

Isolada representante da América do Sul na nova fase da disputa, a cineasta chilena Maite Alberdi (Agente Duplo, 2021) pode conquistar sua segunda indicação com o drama familiar “A Memória Infinita”. Celebre-se também o equilíbrio de gênero entre os semifinalistas, com sete dos selecionados dirigidos por mulheres. Pena, contudo, que uma das mais premiadas produções trans do ano, “Kokomo City – A Noite Trans De Nova York” de D. Smith, não tenha se confirmado entre os quinze classificados.

Num Oscar ainda sem franco favorito, “Jon Batiste: American Symphony” (Netflix), de Matthew Heineman, e “Still: Ainda Sou Michael J. Fox” (AppleTV), de Davis Guggenheim, consolidam suas chances de situarem ao menos entre os cinco finalistas da categoria. Seria a segunda indicação para Heineman (Cartel Land, 2016), enquanto Guggenheim já conquistou seu Oscar com “Uma Verdade Inconveniente” (2006).

Outro concorrente imerso na história hollywoodiana é “Desperate Souls, Dark City and the Legend of Midnight Cowboy”, que pode valer um prêmio póstumo a Nancy Buirski (1945-2023). Os bastidores da realização de um dos marcos da chamada Nova Hollywood da virada dos anos 1960 para os 70, “Perdidos da Noite” (1969) de John Schlesinger (1926-2003), vencedor do Oscar de melhor filme de 1970, convidam a uma discussão sobre a atmosfera da época, entre os protestos pela Guerra no Vietnã, o auge da contracultura, a ascensão do feminismo e das batalhas pelos direitos dos afro-americanos e da comunidade LGBTQIA+.

A luta antirrascista nos EUA está ao centro de dois semifinalistas. “Going to Mars: The Nikki Giovanni Project” (HBO, ainda inédito por aqui), de Michèle Stephenson e Joe Brewster, celebra a obra e a militância da poeta afro-americana. Já Roger Ross Williams, vencedor do Oscar por “Life, Animated” (2017), parte dos escritos de Ibram X. Kendi para o ensaístico “Marcados: A História do Racismo nos EUA” (Netflix).

Dois estudos de caso em torno de jovens mulheres dialogam com meio mundo de distância. Em “Apolonia, Apolonia”, uma espécie de romance de formação de um artista dinamarquesa é acompanhada por mais de uma década pela câmera da diretora Lea Glob. Por sua vez, a partir do triplo estupro de uma adolescente, Nisha Pahuja radiografa em “To Kill A Tiger” os percalços cotidianos no combate contra a complacência social frente à violência contra a mulher na Índia.

Um ano após o triunfo de “Navalny”, (HBO) de Daniel Roher, crises internacionais reafirmam-se ao centro das produções destacadas pela Academia. “20 Dias em Mariupol”, do ucraniano Mstyslav Chernov, e “In The Rearview”, do polonês Maciek Hamela, devassam a crueldade da guerra de Putin na Ucrânia.

Madeleine Gavin, por sua vez, reconstitui em “Além da Utopia” a saga de uma tentativa familiar de fuga do pesadelo totalitário de Kim Jong-un na Coréia do Norte. Derrubar outro regime antidemocrático é o que se busca na campanha presidencial de um músico pop em “Bobi Wine: O Presidente do Povo”, de Moses Bwayo e Christopher Sharp.

Formando com “Memória” e “Symphony” uma espécie de tríptico sobre questões existenciais catalisadas por desafios de saúde, “A Still Small Voice”, de Luke Lorentzen, acompanha um ano de treinamento para capelã num hospital americano. Sim, um exercício de cinema direto com ecos para nós da escola da escuta do grande Drauzio Varela.

Do ponto de vista da originalidade formal, distintos em tudo o mais, destacam-se “A Quatro Filhas de Olfa”, de Kaouther Ben Hania, e “32 Sounds”, de Sam Green. A cineasta tunisiana lança mão de uma narrativa híbrida para investigar o desaparecimento de duas filhas de uma matriarca. Já Green transforma numa experiência fílmica única seu ensaio sobre o som. É forçoso reconhecer que ambos correm por fora.


Compartilhar
« Voltar
» patrocínio
» parceria
» apoio cultural
» realização
  • APRESENTAÇÃO
    • - É Tudo Verdade
    • - Amir Labaki
    • - Agradecimentos
  • GALERIA
    • - Fotos
    • - Vídeos
  • EQUIPE
    • - Equipe
  • REALIZAÇÃO
    • - Itaú Cultural
    • - Sesc São Paulo
    • - Spcine
    • - Ministério da Cultura
  • PROGRAMAÇÃO
    • - Programação de Filmes
  • IMPRENSA
    • - Releases
    • - Destaques
  • NOTÍCIAS
  • PREMIAÇÃO
    • - Júri 2025
    • - Premiação Oficial
  • CALENDÁRIO DE FESTIVAIS
    • - Calendário de Festivais
  • CONTATO
  • APOIO
  • EDIÇÕES ANTERIORES
Rua General Jardim, 770 - cj. 8A - 01223-011 - São Paulo - SP / Tel. 11 3064.7485