Ministério da Cultura e Itaú apresentam
PORTUGUÊS   //   ENGLISH

Email cadastrado com sucesso.
Favor complete seu cadastro.

*Nome
Cidade
Estado
País
Categoria
  • APRESENTAÇÃO
    • » É Tudo Verdade
    • » Amir Labaki
    • » Agradecimentos
  • REALIZAÇÃO
    • » Itaú Cultural
    • » Sesc São Paulo
    • » Spcine
    • » Ministério da Cultura
  • PROGRAMAÇÃO
    • » Programação de Filmes
  • PREMIAÇÃO
    • » Júri 2025
    • » Premiação Oficial
  • GALERIA
    • » Fotos
    • » Vídeos
  • NOTÍCIAS
  • APOIO
  • IMPRENSA
    • » Releases
    • » Clipping
  • EQUIPE
    • » Equipe
  • EDIÇÕES ANTERIORES
  • CALENDÁRIO DE FESTIVAIS
    • » Calendário de Festivais
  • CONTATO
» newsletter
Cadastre-se aqui para receber as novidades do festival
enviar »
» busca filmes
2012/13/14/15
16/17/18/19/20
21/22/23/24/25
 
» Home /
Notícias /
coluna semanal no valor econômico
24/11/2023
UMA DISPUTA ABERTA PARA O OSCAR DOC
Por Amir Labaki

A menos de um mês do anúncio da lista dos 15 semifinalistas da disputa pelo Oscar de melhor documentário de longa-metragem, em 21 de dezembro, permanece bastante dinâmico o quadro de potenciais indicados e é difícil apontar um favorito certo. O cruzamento de quatro relações paralelas em indicações de críticos e de festivais alterou as previsões iniciais adiantadas nesta coluna a partir das primeiras apostas de publicações especializadas.

“O Túnel de Pombos” (Apple TV), o complexo retrato por Errol Morris do romancista John le Carré (1931-2020) a partir dos últimos extensos depoimentos dele filmados, viu refluir seu favoritismo inicial, reprisando seu destaque pelas revistas apenas pela inclusão na sempre influente seleção Short List do festival DOC NYC, realizado no início deste mês em Manhattan. O novo filme de Morris (Sob a Névoa da Guerra) ficou de fora dos semifinalistas da  IDA (International Documentary Association), de Los Angeles, dos premiados pela Critics’ Choice Awards, associação que reúne o maior número de críticos filiados nos EUA e Canadá, e dos concorrentes a melhor documentário do 17º. Cinema Eye Honors, conceituada premiação independente norte-americana por documentaristas e curadores, de cujo processo de votação tenho há mais uma década o privilégio de participar.

Nenhum título conquistou unanimidade em todas essas quatro listas de destaques não-ficcionais de 2023. Apenas três documentários aparecem em ao menos três relações. Já premiado como melhor filme de estreante no Critics’Choice, “20 Dias de Mariupol”, de Mstyslav Chernov, radiografa com imagens de impacto o cerco à cidade ucraniana pelas tropas de Putin. Vencedor da disputa de documentários americanos do Sundance 2023, “Going to Mars: The Nikki Giovanni Project” (HBO), de Michèle Stephenson e Joe Brewster, retrata o engajamento da poeta afro-americana por mais de meio século na luta antirracista nos EUA. Já o vitorioso na disputa internacional do mesmo festival, “A Memória Infinita”, da chilena Maite Alberdi, acompanha o devastador impacto da progressão da doença de Alzheimer sobre o cotidiano de um casal.

Seis produções emplacaram citações em ao menos duas listas. Já disponível na Apple TV, depois de fazer sua estreia nacional na competição do É Tudo Verdade deste ano, “Still – A História de Michael J. Fox”, de David Guggenheim, parece largar um pouco à frente, após ter conquistado nada menos que cinco prêmios, incluindo o de melhor documentário, pela votação do Critics’ Choice. Também multiplamente premiado pela mesma associação foi “Jon Batiste: American Symphony” (Netflix, a partir do próximo dia 29), de Matthew Heineman, uma espécie de “Love Story” (1970) não-ficcional envolvendo o vencedor do Grammy e sua esposa, a artista Suleika Jaouad.

Por seu panorama da vida de afro-americanas transgênero como profissionais do sexo, “Kokomo City – A Noite Trans De Nova York”, de D. Smith, recebeu prêmios do público na Berlinale e no Sundance e conquistou o maior número de indicações para o Cinema Eye Honors. Destacados tanto pela lista inicial da IDA quanto pelo DOC NYC, surgem como potenciais semifinalistas pela Academia “Bobi Wine: O Presidente do Povo”, de Moses Bwayo e Christopher Sharp, sobre a campanha presidencial do músico pop em 2021 em Uganda, e “The Mother of All Lies”, que valeu dois prêmios no último Festival de Cannes à cineasta marroquina Asmae El Moudir por sua pesquisa do passado familiar. Encerrando o sexteto com duas indicações, “Marcados: A História do Racismo nos EUA”, de Roger Ross Williams, combina o recurso original a animações, arquivos e entrevistas sob a inspiração dos escritos de Ibram X. Kendi, como desde a última segunda-feira pode-se conferir na Netflix. Falando na hibridização documentário/animação, ausente das quatro listas, mas destacado como um dos cinco favoritos pela Variety, encontra-se “Atiraram no Pianista”, em que os espanhóis Fernando Trueba e Javier Mariscal reconstituem o desaparecimento na Buenos Aires de 1976 do pianista brasileiro Tenório Jr. (1941-1976).

Quais as chances de documentários nacionais serem lembrados no próximo Oscar? “Retratos Fantasmas”, de Kléber Mendonça Filho, foi indicado como nosso representante também para uma vaga na categoria de melhor filme internacional e ampliou sua visibilidade no mercado americano com a seleção para o prestigioso ciclo anual The Contenders do MoMA de Nova York. Vencedor da disputa brasileiras do É Tudo Verdade deste ano, já em cartaz nos cinemas, o tocante e urgente “Incompatível com A Vida”, de Eliza Capai, iniciou sua campanha por uma indicação com projeções em Los Angeles e Nova York na semana passada.

Vale celebrar ainda que se ampliaram as chances na disputa de documentários de curta-metragem para “Mãri Hi - A Árvore dos Sonhos", de Morzaniel Iramari, delicado mergulho no imaginário yanomami que venceu a competição nacional da categoria no É Tudo Verdade 2023 e foi indicado entre os semifinalistas para a premiação da IDA. Ainda que tardio, o primeiro Oscar para o cinema brasileiro parece cada vez mais próximo. A 96ª festa da Academia acontece em 10 de março.


Compartilhar
« Voltar
» patrocínio
» parceria
» apoio cultural
» realização
  • APRESENTAÇÃO
    • - É Tudo Verdade
    • - Amir Labaki
    • - Agradecimentos
  • GALERIA
    • - Fotos
    • - Vídeos
  • EQUIPE
    • - Equipe
  • REALIZAÇÃO
    • - Itaú Cultural
    • - Sesc São Paulo
    • - Spcine
    • - Ministério da Cultura
  • PROGRAMAÇÃO
    • - Programação de Filmes
  • IMPRENSA
    • - Releases
    • - Destaques
  • NOTÍCIAS
  • PREMIAÇÃO
    • - Júri 2025
    • - Premiação Oficial
  • CALENDÁRIO DE FESTIVAIS
    • - Calendário de Festivais
  • CONTATO
  • APOIO
  • EDIÇÕES ANTERIORES
Rua General Jardim, 770 - cj. 8A - 01223-011 - São Paulo - SP / Tel. 11 3064.7485