Ministério da Cultura e Itaú apresentam
PORTUGUÊS   //   ENGLISH

Email cadastrado com sucesso.
Favor complete seu cadastro.

*Nome
Cidade
Estado
País
Categoria
  • APRESENTAÇÃO
    • » É Tudo Verdade
    • » Amir Labaki
    • » Agradecimentos
  • REALIZAÇÃO
    • » Itaú Cultural
    • » Sesc São Paulo
    • » Spcine
    • » Ministério da Cultura
  • PROGRAMAÇÃO
    • » Programação de Filmes
  • PREMIAÇÃO
    • » Júri 2025
    • » Premiação Oficial
  • GALERIA
    • » Fotos
    • » Vídeos
  • NOTÍCIAS
  • APOIO
  • IMPRENSA
    • » Releases
    • » Clipping
  • EQUIPE
    • » Equipe
  • EDIÇÕES ANTERIORES
  • CALENDÁRIO DE FESTIVAIS
    • » Calendário de Festivais
  • CONTATO
» newsletter
Cadastre-se aqui para receber as novidades do festival
enviar »
» busca filmes
2012/13/14/15
16/17/18/19/20
21/22/23/24/25
 
» Home /
Notícias /
coluna semanal no valor econômico
22/09/2023
O Brasil no Próximo Oscar
Por Amir Labaki

“Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, foi uma excelente escolha, na semana passada, para a indicação brasileira para concorrer ao Oscar de melhor longa-metragem internacional em 2024. É um envolvente e potente documentário de arquivo, com piscadelas ficcionais, em torno da Recife de formação do diretor de “O Som Ao Redor” (2013).


O filme desenvolve-se como um tríptico. Inicia-se com uma homenagem à sua mãe e ao apartamento em que ele se definiu cineasta, prossegue recordando as salas de cinema às margens do Capibaribe que fecharam as portas e se encerra, num episódio roteirizado, com um passeio de táxi com toques de realismo mágico que celebra a um só tempo Jafar Panahi e Apichatpong Weerasethakul, entre outros.


O fato de ser um documentário numa categoria que era tradicionalmente dominada por filmes de ficção deixou de ser um fator restritivo na história recente da Academia. Nos últimos dez anos, nada menos que quatro produções não-ficcionais emplacaram indicações entre os cinco finalistas da categoria: “A Imagem Que Falta” (Camboja, 2013), de Rithy Panh; “Honeyland” (Macedônia do Norte, 2018), de Tamara Kotevska and Ljubomir Stefanov; “Collective” (Romênia, 2020), de Alexander Nanau; e ““Flee: Nenhum Lugar Para Chamar de Lar” (Dinamarca, 2021), de Jonas Poher Rasmussen. Todos estão disponíveis em streaming no Brasil, comprovando o impulso comercial representando pela disputa do Oscar também para filmes produzidos longe de Hollywood.


Segundo título de Mendonça Filho escolhido para representar o cinema brasileiro, depois da indicação de “O Som ao Redor” em 2013, “Retratos Fantasmas” adentra a arena com bom fôlego. Primeiro, estreou com pompa e circunstância em projeção especial no Festival de Cannes de maio último, colhendo desde então ótima repercussão crítica internacional, a começar do diário francês “Libération” e da “Variety”, referência jornalística essencial do entretenimento norte-americano.


Segundo: além da visibilidade nobre no mercado norte-americano assegurada por sua seleção para o Festival de Toronto (Canadá) e de Nova York (EUA), “Retratos Fantasmas” tem distribuição comercial garantida nos EUA pela Grasshopper e teve contratada para cuidar de sua campanha visando o Oscar a empresa especializada Cinetic Marketing, que nos últimos anos representou títulos vencedores como “Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo” (2022), de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, “Parasita” (2021), de Bong Joon-ho e “Moonlight; Sob A Luz do Luar” (2016), de Barry Jenkins.


Tudo somado, “Retratos Fantasmas” tem chances reais de tornar-se o quinto filme brasileiro a emplacar uma indicação ao menos um entre os cinco finalistas. Quanto a categoria ainda se intitulava “Oscar de melhor filme estrangeiro”, classificação atualizada para “melhor longa-metragem internacional” a partir de 2020, disputaram a rodada final “O Pagador de Promessas” (1962), de Anselmo Duarte, “O Quatrilho” (1995), de Fábio Barreto, “O Que É Isso, Companheiro?” (1997), de Bruno Barreto, e “Central do Brasil” (1998), de Walter Salles.


O primeiro passo é conquistar uma das 15 vagas de semifinalista na lista a ser anunciada em 21 de dezembro. Em 23 de janeiro de 2024 será conhecida a relação final dos concorrentes. A cerimônia de premiação está marcada para 10 de março.


Apenas em 2 de outubro se encerrará o prazo de inscrições dos quase 100 representantes nacionais visando o Oscar da categoria. No momento em que escrevo, dois outros documentários se encontram entre os concorrentes: o estoniano “Smoke Sauna Sisterhood”, que valeu a Anna Hints o prêmio de melhor direção na disputa de documentários internacionais no Sundance deste ano, e o híbrido tunisiano “Four Daughters”, de Kaouther Ben Hania, que dividiu o Olho de Ouro de melhor documentário de Cannes em maio último.


Jamais premiados com o Oscar, três mestres do cinema contemporâneo tiveram suas mais recentes obras apresentadas para a competição. O finlandês Aki Kaurismaki disputa com “Fallen Leaves”, distinguido neste mês com o prêmio de melhor filme do ano pela Fipresci, a federação internacional de críticos de cinema. Com “About Dry Grasses”, o turco Nuri Bilge Ceylan busca também ao menos sua primeira indicação. Já o alemão Wim Wenders, antes indicado apenas por documentários (Buena Vista Social Club; Pina, O Sal da Terra), representa curiosamente o Japão com seu “Perfect Days”, rodado em Tóquio.


As fichas brasileiras na 96a. premiação da Academia não se concentram, contudo, apenas em “Retratos Fantasmas”. Vencedores das disputas nacionais do É Tudo Verdade em abril passado, já se credenciaram para competir respectivamente a melhor documentário de longa-metragem e de curta-metragem “Incompatível com a Vida”, de Eliza Capai, e “Mãri hi – A Árvore do Sonho”, do cineasta yanomani Morzaniel Iramari. O primeiro triunfo do Brasil no Oscar não deve tardar.



Compartilhar
« Voltar
» patrocínio
» parceria
» apoio cultural
» realização
  • APRESENTAÇÃO
    • - É Tudo Verdade
    • - Amir Labaki
    • - Agradecimentos
  • GALERIA
    • - Fotos
    • - Vídeos
  • EQUIPE
    • - Equipe
  • REALIZAÇÃO
    • - Itaú Cultural
    • - Sesc São Paulo
    • - Spcine
    • - Ministério da Cultura
  • PROGRAMAÇÃO
    • - Programação de Filmes
  • IMPRENSA
    • - Releases
    • - Destaques
  • NOTÍCIAS
  • PREMIAÇÃO
    • - Júri 2025
    • - Premiação Oficial
  • CALENDÁRIO DE FESTIVAIS
    • - Calendário de Festivais
  • CONTATO
  • APOIO
  • EDIÇÕES ANTERIORES
Rua General Jardim, 770 - cj. 8A - 01223-011 - São Paulo - SP / Tel. 11 3064.7485