MINISTÉRIO DO TURISMO, SECRETARIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO, SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DA PREFEITURA DE SÃO PAULO e ITAÚ apresentam/present
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SESC

No limite do real


Muito já se disse sobre as fronteiras e imbricações entre documentário e ficção, mas a discussão ganha fôlego em contextos polarizados, nos quais se acirram disputas em torno dos processos históricos em curso e intensificam-se releituras do passado a partir das controvérsias do presente. Num momento em que narrativas contraditórias sobre a realidade encontram-se espraiadas pelas conversas do cotidiano, pelas redes sociais e pela imprensa, o cinema constitui, também, terreno propício para a produção, circulação e contestação de discursos que buscam dialogar com ela.


Tudo isso é reforçado pelo potencial de sensibilização derivado da atenção que o cinema desperta tanto dentro como fora das telas, ou seja, tanto por conta dos recursos audiovisuais inerentes à linguagem como pelo encanto e pujança que envolvem o universo cinematográfico, o que faz das exibições, dos festivais e das cerimônias de premiação verdadeiros espaços de debate, com grande repercussão.


No caso dos filmes documentais, que reivindicam maior aproximação com o real, construindo significados a partir de uma certa verdade, o espectador é mais frequentemente convocado a assumir posicionamentos. Na contemporaneidade, o formato foi beneficiado pela proliferação dos equipamentos de captação e reprodução, que têm contribuído para iluminar questões, expor demandas e dar visibilidade a experiências as mais diversas. Com as condições impostas pela pandemia da Covid-19, a diversidade técnica de que se vale o cinema documental representa importante aspecto para a reinvenção de suas formas de difusão.


Tendo isso em conta, o Sesc participa da realização da 25ª edição do Festival Internacional de Documentários – É Tudo Verdade, principal mostra do gênero na América do Sul. Os esforços da instituição para lidar com o distanciamento social traduzem-se na disponibilização online de filmes do Festival e na realização de um ciclo de debates, ambos através de plataformas digitais. Transportando a audiência a realidades mais ou menos distantes, o conjunto apresentado oferece possibilidades singulares de contato com registros sobre diferentes tempos, espaços, práticas ou condições de vida e, ao mesmo tempo – e por isso mesmo –, de revisita a si próprio.



Danilo Santos de Miranda

Diretor Regional do Sesc São Paulo


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