O Seminário Desenvolve SP Documentário: da ideia à tela, organizado em parceria pelo É Tudo Verdade, Desenvolve-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, visa apresentar uma visão geral do processo de desenvolvimento e produção de um projeto documental, por meio de encontros com profissionais do audiovisual em atividade no audiovisual paulista e brasileiro. O objetivo é partilhar métodos e dinâmicas da experiência concreta com a realização de obras documentais, da concepção à estreia.
Dia 5 de abril
14H00 às 15H30 - Projeto de desenvolvimento: como faz?
Eugenio Puppo e Cédric Fanti
Mediação: Francisco César Filho
EUGENIO PUPPO
É fundador da Heco Produções, e desde 1994. Dirigiu e montou os longas-metragens “São Miguel do Gostoso” (2011, 16º Tudo Verdade), “Ozualdo Candeias e o Cinema” (2013, 18º É Tudo Verdade), “Sem Pena” (2014), “O Bom Cinema” (2021) e “Confissões de um Cinema em Formação” (2023, 28º É Tudo Verdade). Diretor das séries documentais “História da Alimentação no Brasil” (2017), “Ocupações” (2019) e “República dos Juízes” (2022). Produtor dos longas-metragens “Banquete Coutinho” (2019) e “A Praga” (2021). Idealizador e curador da Mostra de Cinema de Gostoso.
CÉDRIC FANTI
Cédric Fanti é montador de cinema com graduação pelo Curso Superior do Audiovisual da ECA-USP. Montador do documentário em longa-metragem O Bom Cinema (2021) e das séries documentais para TV História da Alimentação no Brasil (2017) e Ocupações (2018)). Co-diretor do curta-metragem documental A Última Praga de Mojica (2021) e da série inédita para TV República dos Juízes. Contribui desde 2016 em diversos projetos audiovisuais como parte da equipe da Heco Produções.
16H00 às 17H30 - Produção Audiovisual
Marcelo Machado
Mediação: Francisco César Filho
MARCELO MACHADO
É diretor e roteirista. Trabalhou como diretor do departamento de RTVC da DPZ, exerceu atividades de diretor de produção e programação da MTV e dirigiu a série Música Brasileira. Foi sócio-diretor da produtora Olhar Eletrônico. Realizou vídeos experimentais e documentários tais como Marly Normal (1983) e Do Outro Lado da Sua Casa (1985). No cinema, seu trabalho mais importante foi o documentário Tropicália (2012).
Dia 6 de abril
14H00 às 15H30 - O Trabalho de Finalização
André Finotti
Mediação: Francisco César Filho
ANDRÉ FINOTTI
André Finotti é montador. Montou filmes selecionados nos festivais de Cannes e Veneza, e premiados em Sundance, San Sebastian, É Tudo Verdade, Mostra Internacional de São Paulo, Festival do Rio e outros. Ganhou quatro prêmios de montagem. Já trabalhou com diretores como Anna Muylaert, Aurélio Michiles, Eliane Caffé, Fernando Grostein Andrade, Hector Babenco, Lina Chamie, Marcelo Machado, Marcos Jorge, Renato Barbieri e Sergio Bianchi.
16H00 às 17H30 - Distribuição e Exibição
Barbara Sturm
Mediação: Francisco César Filho
BARBARA STURM
Atua no mercado de comercialização de filmes desde 2007. Atuou como programadora no Cine Belas Artes, como diretora de aquisições na Pandora Filmes e, em 2017, tornou-se diretora de conteúdo na Elo Company, onde é responsável pela curadoria e negociação de projetos e pela coordenação do Selo ELAS. É professora do curso O Mercado da Distribuição de Filmes e membro do coletivo ASAS.BR.COM.
Serviço:
A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos por ordem de chegada.
Programação com recursos de acessibilidade em Libras.
INSTITUTO MOREIRA SALLES
IMS Paulista - Av. Paulista, 2424
CICLO DE PALESTRAS: A ESCRITA DO DOCUMENTÁRIO
Não é só num filme de ficção que o roteiro é uma das ferramentas elementares. No documentário, ele é o mapa da mina: é no roteiro que se comunicam as intenções e se organizam as ideias. Fruto de uma parceria entre o É Tudo Verdade 2024 e o Sesc São Paulo, o ciclo de palestras A escrita do documentário reúne, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, profissionais que transitam entre diversas áreas e têm ampla experiência de roteiro para discutir seus diferentes usos e caminhos, do documentário musical ao ativista.
Dia 11 de abril
17H30 às 18H30 - Imagem: assim é, se assim lhe parece
Di Moretti
DI MORETTI
Roteirista, professor e consultor de roteiro, escreveu mais de vinte longas-metragens, entre eles os documentários O Velho (1997), Tropicália (2012), Do Pó da Terra (2016) e Dominguinhos (2017).
19H00 às 20H00 - Por que escrever? A escrita como autoconhecimento e preparação para o abismo
Muriel Alves
MURIEL ALVES
Jornalista de formação, participou como roteiista e assistente de direção de documentários premiados e produtos de não ficção, como a minissérie O Ninho: Futebol & Tragédia, da Netflix, e o longa Torre das Donzelas. Atualmente é chefe de roteiro da série documental Arrastados, baseada no livro de Daniela Arbex, produzida para o Globoplay.
Dia 12 de abril
17H30 às 18H30 - Tema e roteiro no documentário
Marta Nehring
MARTA NEHRING
Professora de narrativa audiovisual e roteiro em instituições como Unicamp, Sesc, AIC e FAAP. Diretora e roteirista, com obras exibidas em circuito comercial e premiadas em festivais. Em teledramaturgia, colaborou em novelas da Globo.
19H00 às 20H00 - Estudo de caso: o documentário de intervenção
João Batista de Andrade
JOÃO BATISTA DE ANDRADE
Cineasta brasileiro com uma produção autoral expressiva e premiada, tanto em ficção quanto em documentários e filmes para a TV. Seus filmes mais conhecidos são Doramundo (1978), O Homem Que Virou Suco (1981), A Próxima Vítima (1983) e O Tronco (1998). Como documentarista, é reconhecido desde seu filme de estreia, Liberdade de Imprensa (1967), onde revela seu método conhecido pela crítica como "cinema de intervenção".
Serviço:
A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos por ordem de chegada.
Programação com recursos de acessibilidade em Libras.
CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DO SESC
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4o andar - São Paulo – SP
centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br
FORMAÇÃO SPCINE CONVIDA: É TUDO VERDADE
Dia 14 de abril - 17H30
Masterclass - Joel Pizzini
O É Tudo Verdade promove, em parceria com a Spcine, uma masterclass com o diretor Joel Pizzini – cineasta, pesquisador e autor de ensaios documentais premiados internacionalmente –, diretor de Elogio da Graça (Grande Prêmio do Cinema Brasileiro) e Mr. Sganzerla, vencedor da 15a edição do É Tudo Verdade.
Serviço
A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos por ordem de chegada.
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO - SALA LIMA BARRETO
Rua Vergueiro, 1000
https://centrocultural.sp.gov.br/