Ministério da Cultura e Itaú apresentam
PORTUGUÊS   //   ENGLISH

Email cadastrado com sucesso.
Favor complete seu cadastro.

*Nome
Cidade
Estado
País
Categoria
  • APRESENTAÇÃO
    • » É Tudo Verdade
    • » Amir Labaki
    • » Agradecimentos
  • REALIZAÇÃO
    • » Itaú Cultural
    • » Sesc São Paulo
    • » Spcine
    • » Ministério da Cultura
  • PROGRAMAÇÃO
    • » Programação de Filmes
  • PREMIAÇÃO
    • » Júri 2025
    • » Premiação Oficial
  • GALERIA
    • » Fotos
    • » Vídeos
  • NOTÍCIAS
  • APOIO
  • IMPRENSA
    • » Releases
    • » Clipping
  • EQUIPE
    • » Equipe
  • EDIÇÕES ANTERIORES
  • CALENDÁRIO DE FESTIVAIS
    • » Calendário de Festivais
  • CONTATO
» newsletter
Cadastre-se aqui para receber as novidades do festival
enviar »
» busca filmes
2012/13/14/15
16/17/18/19/20
21/22/23/24/25
 
» Home /
Notícias /
coluna semanal no valor econômico
24/09/2021
O Cinema dos Anos 2000
Por Amir Labaki

O impacto sobre a mais que secular experiência cinematográfica do recolhimento doméstico global imposto pela pandemia da Covid-19, do início de 2020 a muito deste 2021, confere uma involuntária dimensão de urgência a “The Story of Cinema: A New Generation” (A História do Cinema: Uma Nova Geração), que Mark Cousins lançou em julho passado em projeção especial na 74ª edição do Festival de Cannes. Depois de seu ensaio sobre a visão, “The Story of Looking”, que comentei quando de sua estreia no mês anterior, Cousins adicionou um novo episódio, sob a forma de uma longa-metragem de 160 minutos, à sua série “A História do Cinema: Uma Odisséia” (2011).

É como um balanço da inovação do cinema no século 21 que o documentarista britânico apresenta seu novo filme. “A New Generation” não segue a estrutura cronológica e certo ordenamento geográfico de “A História do Cinema”, optando por uma organização em duas partes, de igual duração, cimentadas mais uma vez pela narração ensaística e compassada lida pelo próprio Cousins. A articulação entre cada um dos mais de 60 filmes, rodados nos cinco continentes, segue a estratégia associativa de sua série mais recente sobre o impacto das diretoras na história da arte cinematográfica (“Women Make Film, 2018).

Cousins introduz seu método logo no preâmbulo, articulando cenas de o “homem raivoso” de “Coringa” (2019), de Todd Phillips, e da “rainha raivosa” da animação “Frozen” (2013), de Chris Buck e Jennifer Lee. Iniciado nosso mergulho no “universo paralelo dos filmes”, a primeira parte traz uma investigação, como sempre eclética, cosmopolita e personalíssima, de como no século 21 se foi “expandindo a linguagem do cinema”.

“The New Generation” encadeia sequências de “filmes que empurraram as convenções”, os dividindo essencialmente por gêneros. Entre as comédias, destacam-se cenas de “PK” (2014), do indiano Rajkumar Hirani, “Fora de Série” (2019), da americana Olívia Wilde e “The Crazy World”, do ugandense Nabwana Geoffrey. A ruptura com o tradicional em cenas de ação surge em “Gangues de Wasseypur” (2012), do indiano Anurag Kashyap, assim como de “Zama” (2017), da argentina Lucrécia Martel, e de “Mad Max: Estrada da Fúria” (2016), do australiano George Miller.

Heterodoxos momentos musicais são marcados, por sua vez, em “Em Ritmo de Fuga” (2017), do americano Edgar Wright, e “Ran-Leela” (2013), do indiano Sanjay Leela Bhansali. Destacando que “horror está em fogo novamente”, Cousins exemplifica com cenas da refilmagem de “Suspíria: A Dança do Medo” (2018), pelo italiano Luca Guadagnino e do gótico “O Babadook”, da australiana Jennifer Kent.

Um clássico brasileiro, “Limite” (1930) de Mário Peixoto, é a única produção nacional citada e abre, como pioneiro histórico, o segmento da escola contemporânea do “slow film”. Cousins frisa modelos de “lentidão estrutural” em “Juventude” (2016), do português Pedro Costa, “Certas Mulheres” (2013), da americana Kelly Reichardt, e “Norte – O Fim da História” (2013), do filipino Lav Diaz.

Sob o subtítulo genérico “O que estamos escavando”, a segunda parte explora de forma menos segmentada distintas veredas fílmicas que nos apresentaram, por meio do cinema, “coisas que nunca vimos antes”. Cousins começa se detendo sobre obras que se alimentam das novas tecnologias, como microcâmeras (Leviathan, 2012, de Lucien Castaing-Taylor e Verena Paravel), celulares (Happy End, 2017, de Michael Hanecke) e VR (The Deserted, 2019, de Tsai Ming-liang).

Depois de já ter iniciado seu sobrevoo sobre a presente “era de ouro” do documentário na primeira parte, com destaque para “O Botão de Pérola” (2015), do chileno Patrício Guzmán, “The New Generarion” retorna à não-ficção para destacar a originalidade de “Cameraperson” (2016), de Kirstein Johnson, e a ousadia eticamente arriscada de “O Ato de Matar” (2012), de Joshua Oppenheimer, Christine Cynn e um diretor anônimo. 

De um pólo a outro, um dos segmentos mais originais de todo filme examina inovações na atuação, do impacto das novas tecnologias, em filmes como a nova refilmagem da série “Planeta dos Macacos” (2011, 2014 e 2017) ou “O Irlandês” (2018), de Martin Scorsese, a estratégias experimentais como na série russa “DAU.” (2019), de Ilya Khrzhanovskiy, e em “O Filho de Saul” (2015), do húngaro Laszló Nemes. Cousins encerra perguntando sobre “o que o cinema nos revelou neste século”, com ênfase em questões sociais (Parasita, 2019, Bong Joon Ho) e identitárias (Pantera Negra, 2018, Ryan Coogler).

A inédita paralisia do circuito cinematográfico devido à pandemia ofertou a “The Story of FIlm: The New Generation” mais do que uma moldura histórica tragicamente mais precisa. Toda uma reflexão sobre nossa relação com os filmes, antes, durante e depois da Covid-19, permeia a análise de Mark Cousins. A odisseia há de continuar, pois, como seu novo documentário bem sustenta, “o cinema nos ajudou a ver de novo”.

Compartilhar
« Voltar
» patrocínio
» parceria
» apoio cultural
» realização
  • APRESENTAÇÃO
    • - É Tudo Verdade
    • - Amir Labaki
    • - Agradecimentos
  • GALERIA
    • - Fotos
    • - Vídeos
  • EQUIPE
    • - Equipe
  • REALIZAÇÃO
    • - Itaú Cultural
    • - Sesc São Paulo
    • - Spcine
    • - Ministério da Cultura
  • PROGRAMAÇÃO
    • - Programação de Filmes
  • IMPRENSA
    • - Releases
    • - Destaques
  • NOTÍCIAS
  • PREMIAÇÃO
    • - Júri 2025
    • - Premiação Oficial
  • CALENDÁRIO DE FESTIVAIS
    • - Calendário de Festivais
  • CONTATO
  • APOIO
  • EDIÇÕES ANTERIORES
Rua General Jardim, 770 - cj. 8A - 01223-011 - São Paulo - SP / Tel. 11 3064.7485