Nosso filme da semana é “Martírio”, de Vincent Carelli. Dada
sua longa duração, apresentamos excepcionalmente hoje sua segunda parte, depois
de termos visto a primeira na semana passada.
Lançado em 2016, “Martírio” é o segundo longa-metragem de um
trilogia de Carelli sobre a violenta saga de repressão e genocídio dos índios
brasileiros. Na última semana, assistimos na parte inicial como o cineasta
documenta desde 1988 a história do confronto pela reconquista, no Mato Grosso
do Sul, de terras dos índios guarani-kaiowá contra os ruralistas. Vimos como o
tratamento militar da questão indígena marca a história brasileira, tendo no século
20 como maior símbolo a fundação pelo Marechal Rondon do Serviço de Proteção
aos Índios em 1910.
Nesta parte final, “Martírio” se concentra na radiografia
atual dos conflitos armados entre ruralistas e os kaiowá. Não é à toa que o
gatilho para a realização do filme por Carelli foi o assassinato e o desaparecimento
do corpo de Nísio Gomes, líder do acampamento da retomada Guawiry, em novembro
de 2011.
A narração engajada de Carelli cimenta a variedade de
registros, dos feitos por ele próprio, aos confiados a outros e aos
selecionados da cobertura televisiva e de gravações no Congresso. “A mídia
trata os índios como invasores”, diz o cineasta, “e o lobby ruralista no
Congresso Nacional ameaça seus direitos”. O clima de guerra é simbolizado pelo
recurso a empresas de segurança privada contra os índios.
Toda a sequência final é um documento cru deste sangrento
embate. Dentro do espírito dos Video nas Aldeias, em 2014 Carelli deixou uma
câmera para que os guarani-kaiowá registrassem a atuação de pistoleiros visando
desalojá-los do acampamento de retomada Pyelito Kue, em Iguatemi no MS, onde
ocuparam a sede de uma fazenda construída em cima de sua antiga aldeia.
As questões que se Carelli coloca a seguir deveriam
envergonhar cada um de nós.
Sky – canal 55
Claro TV – canal 67
Net - canal 150
Vivo TV – canal 79 (cabo) canal 566 (DTH)
Oi TV – canal 66
GVT – canal 103
Curadoria, Apresentação e Direção Geral: Amir Labaki
Produção Executiva: Mônica Guimarães
Assist. de produção: Ana Paula Almeida
Estagiária: Tetê Andriolli
Fotografia: Erick Mammoccio
Assist. de gravação: Leandro Alves
Edição: Mariana Fumo
Direção: Kiko Mollica
Gravado no Espaço Itaú de Cinema ou Gravado no Reserva Cultural