Apresentamos essa semana três documentários sobre cantoras
brasileiras: “Bethânia Bem de Perto”, de Júlio Bressane e Eduardo Escorel,
“Gal”, de Antônio Carlos Fontoura, e “Araca – O Samba Em Pessoa”, de Aleques
Eiterer.
Rodado em 1966, o média-metragem “Bethânia Bem De Perto” é
um filme de iniciação. É o primeiro retrato cinematográfico da recém-descoberta
Maria Bethânia, a primeira direção em cinema de Bressane e Escorel e também um
pioneiro exercício de documentário musical rodado aqui seguindo o modelo do
Cinema Direto de Pennebaker.
O subtítulo “a propósito de um show” define o tabuleiro.
Tudo gira em torno do primeiro show solo de Bethânia numa boate carioca, após
seu batismo consagrador no mítico “Opinião”. Ei-la no palco e nos bastidores,
na rua e no apartamento entre amigos em Ipanema, sem narração ou outras
mediações. Nascia uma estrela.
Quatro anos mais tarde Antônio Carlos Fontoura capturava em
filme outra revelação baiana: Gal Costa. A pegada cinematográfica é bem
diversa. Como em videoclips avant la lettre, Fontoura filma Gal interpretando
duas canções de Caetano e uma da dupla Erasmo e Roberto Carlos, intitulada
precisamente “Meu Nome É Gal”.
“Araca – O Samba em Pessoa”, de 2014, é um retrato mais
tradicional de uma das cantoras essenciais da era do rádio: Araci de Almeida.
Eiterer recorre a arquivos, entrevistas e encenações para reconstituir a
trajetória da intérprete maior de Noel Rosa popularizada no fim da vida como
jurada do programa de calouros de Sílvio Santos. “Araca” dá água na boca para o
grande filme que Araci ainda merece.
Todas as segundas-feiras às 22h, com reapresentação às 13h30 das quartas-feiras e às 18h dos domingos.
Sky – canal 55
Claro TV – canal 67
Net - canal 150
Vivo TV – canal 79 (cabo) canal 566 (DTH)
Oi TV – canal 66
GVT – canal 103
Curadoria, Apresentação e Direção Geral: Amir Labaki
Produção Executiva: Mônica Guimarães
Assist. de produção: Ana Paula Almeida
Estagiária: Tetê Andriolli
Fotografia: Erick Mammoccio
Assist. de gravação: Leandro Alves
Edição: Mariana Fumo
Direção: Kiko Mollica
Gravado no Espaço Itaú de Cinema ou Gravado no Reserva Cultural
Realização: É Tudo Verdade e Canal Brasil