Nosso filme da semana é “Revelando Sebastião Salgado”, de Betse de Paula, uma produção deste canal
distinguida como o Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado de 2013.
Há mais de três décadas, o mineiro Sebastião Salgado é um dos mestres mundiais da fotografia documental. “Trabalhadores”, “Serra Pelada” e “Êxodos” são algumas de suas séries que se tornaram clássicas no momento mesmo da publicação.
Não faltam, assim, livros, entrevistas e documentários sobre sua obra e trajetória. Mas é “Revelando Sebastião Salgado” aquele que apresenta o retrato fílmico mais pessoal do fotógrafo brasileiro de maior fama internacional.
Nunca antes Salgado abrira tanto para a câmera seu cotidiano e seu método de trabalho. A participação no filme de um de seus filhos, Juliano, como co-roteirista e fotógrafo adicional, por certo contribuiu para o acesso privilegiado.
Entrevistado em seu apartamento e estúdio em Paris, Salgado recorda sua formação original como economista, o exílio político na França, sua ascensão profissional por agências como Sygma, Gamma e Magnum e a consolidação de sua carreira solo, a partir dos anos 80, com o apoio inestimável de Lélia, sua mulher, produtora e designer de livros.
Seu depoimento carismático vai aos poucos extrapolando a narrativa já conhecida. Ei-lo explicando como o convivio com seu filho com síndrome de down alterou seu olhar. Ei-lo pela primeira vez reconstituindo um dos episódios que catalisou seu sucesso, ao fotografar o atentado contra o presidente Reagan em março de 1981. Eis, por fim, o acompanhamento de sua rotina de trabalho, com o bônus da discussão de como ela foi alterada pelo advento da fotografia digital.
Sim, o filme passa ao largo de certa polêmica conceitual em torno de suas fotos. Ok, mas o foco aqui era outro: captar o homem por trás da obra. Missão cumprida, com louvor.
Programa no Canal Brasil
Sky – canal 55Claro TV – canal 67Vivo TV – canal 79 (cabo) canal 566 (DTH)Oi TV – canal 66GVT – canal 103

Apresentação: Amir Labaki
Curadoria, Apresentação e Direção Geral: Amir Labaki // Produção Executiva: Mônica Guimarães // Assist. de produção: Ana Paula Almeida // Fotografia: Erick Mammoccio // Assist. de gravação: Daniel Domingues // Edição: Mariana Fumo // Direção: Kiko Mollica // Gravado no Espaço Itaú de Cinema // Realização: É Tudo Verdade e Canal Brasil