Nosso
filme da semana é “Satélites”, de Léo Bittencourt.
Nossa filmografia sobre futebol começa finalmente a
encorpar, curiosamente quando este perde força dentro das quatro linhas. E o documentário
ven ganhando esta partida frente a ficção.
A tradição é focalizar o jogo e seus protagonistas. Raros
cineastas se arriscam em tornos dos eventos e personagens para além das quatro
linhas.
Dois curtas-metragens dos anos 1980, “Todomundo” de Thomas
Farkas e “Gaviões” de André Klotzel, se destacam pioneiramente entre aqueles
que melhor transferiram o olhar para outro protagonista: a torcida “Satélites”
vem agora reforçar este time.
Léo Bittencourt acompanha a final da Copa do Brasil de 2006,
no Maracanã, entre Flamengo e Vasco. Mas as câmeras não se fixam no jogo e sim
em tudo que gira em torno dele.
Primeiro, os torcedores, claro. Ansiosos na chegada ao
estádio, achatados e revistados para lá entrar, formando uma massa em transe
iniciado o confronto. Mas há muitos mais: os flanelinhas e vencedores de
bebidas que tentam ganhar algum, os policiais de distintos humores, os
jornalistas que disputam pela melhor transmissão e por ao menos uma imagem
original do show no campo.
“Satélites” documenta assim o reverso do espetáculo, tão
essencial como este. Mas registra também um outro tempo: o de outra tecnologia,
com as filmagens em mini-DV com quadros 4 por 3, e de outro Maracanã, o
original, mais imponente, caloroso e popular. Foi ontem mas já é História.
O palco é o Maracanã original, antes de ter sido
tragicamente posto abaixo para a construção da arena carioca para a Copa do
Mundo de 2014.
O filme desloca o foco do jogo para as margens do campo,
arquibancadas e o exterior do estádio. SATÉLITES é uma experiência audiovisual
da atmosfera e tensão presente na final, sem imagens do jogo propriamente dito.
É o registro da vibração do Maracanã, anterior as reformas realizadas para a
Copa de 2014.
Programa no Canal BrasilSky – canal 55Claro TV – canal 67Vivo TV – canal 79 (cabo) canal 566 (DTH)Oi TV – canal 66GVT – canal 103
Apresentação: Amir Labaki
Curadoria, Apresentação e Direção Geral: Amir Labaki // Produção Executiva: Mônica Guimarães // Assist. de produção: Ana Paula Almeida // Fotografia: Erick Mammoccio // Assist. de gravação: Daniel Domingues // Edição: Mariana Fumo // Direção: Kiko Mollica // Gravado no Espaço Itaú de Cinema // Realização: É Tudo Verdade e Canal Brasil