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é tudo verdade no canal brasil
27/06/2014
“Getúlio Vargas“, de Ana Carolina

Nosso filme da semana é “Getúlio Vargas”, realizado em 1974 pela cineasta Ana Carolina.

 

Pois é: antes de consagrar-se no cinema de ficção, com filmes como “Mar de Rosas” e “Das Tripas Coração”, Ana Carolina dedicou-se ao documentário. Fez curtas marcantes como “Lavra-dor”, em parceria com Paulo Rufino, e “Indústria”, e mesmo sua estréia em longa-metragem foi não-ficcional, exatamente com “Getúlio Vargas”.

 

É importante um pouco de contexto para destacar o tamanho da empreitada. Em primeiro lugar, apenas um longa documental sobre a principal liderança política do século 20 no Brasil havia sido lançado quando ela arregaçou as mangas. O precursor foi

"Getúlio Vargas, Glória e Drama de um Povo" (1956), de Alfredo Palácios, uma produção polêmica e atribulada ainda na ressaca do suicídio do presidente.

 

Em segundo, o longa de batismo de Ana Carolina veio à luz em pleno auge da repressão e da censura pelo regime militar, instalado pela deposição do principal herdeiro de Getúlio, João Goulart. Eram naturalmente raros os documentários políticos, escassos os longas não-ficcionais, ainda mais incomuns filmes de arquivo.

 

A cineasta editou-o no prazo recorde de 40 dias a partir essencialmente de materiais da Cinemateca Brasileira, sobretudo cinejornais do DIP e da Agência Nacional, e, em suas próprias palavras, "algumas coisas da família Vargas". Para narrá-lo, Ana Carolina convidou outro gaúcho, o ator Paulo César Pereio.

 

Ana Carolina assina o texto narrado, ao lado de um dos consultores do filme, o sociólogo e historiador alagoano Manoel Maurício de Albuquerque, aposentado pelo AI-5, preso e torturado pela ditadura. Creio que não se compreende devidamente o enfoque de “Getúlio Vargas” sem frisar esta parceria.

 

De sua abertura, com a leitura integral da Carta-Testamento ilustrada por imagens da derradeira vitória na derrota de Vargas, à conclusão, com a canção fúnebre sobre cenas da comoção popular em sua despedida, o documentário destaca os aspectos da herança de Getúlio mais incômodos ao regime militar vigente na época da produção.

 

Passando por cima de sua história pré-1930, destaca-se de Getúlio a liderança trabalhista, nacionalista, popular, seja no período revolucionário, no autoritário do Estado Novo ou no democrático dos anos 1950, e releva-se seu lado despótico, oportunista, maquiavélico.

 

Assim, deve-se ler o filme tanto como um elogio a Vargas quanto como uma crítica à ditadura militar. O primeiro enfoque envelheceu; o segundo, jamais perderá relevância e atualidade.

 

Programa no Canal Brasil


Sky – canal 55
Claro TV – canal 67
Vivo TV – canal 79 (cabo) canal 566 (DTH)
Oi TV – canal 66
GVT – canal 103


Apresentação: Amir Labaki

Curadoria, Apresentação e Direção Geral: Amir Labaki // Produção Executiva: Mônica Guimarães // Assist. de produção: Ana Paula Almeida // Fotografia: Erick Mammoccio // Assist. de gravação: Daniel Domingues // Edição: Mariana Fumo // Direção: Kiko Mollica // Gravado no Espaço Itaú de Cinema // Realização: É Tudo Verdade e Canal Brasil

 

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