Oi! Bem-vindos ao É Tudo Verdade no Canal Brasil. Nosso
filme da semana é “O Brasil na Batalha do Atlântico”, dirigido em 2012 por Erik
de Castro.
Castro encerra com este filme sua trilogia sobre a
participação militar brasileira na Segunda Guerra Mundial. Antes vieram
“Sentando a Pua”, dirigido por ele em 2001, sobre a participação da Aeronáutica
nacional no conflito, e, dois anos mais tarde, “A Cobra Fumou”, por ele
produzido para direção de Vinicius Reis, a respeito da participação das tropas
da Força Expedicionária Brasileira na guerra na Itália.
É agora a vez de reconstituir o papel das Marinhas de Guerra
e Mercante no conflito. Para tanto, Castro conta sobretudo com o depoimento de
participantes brasileiros, algum material de arquivo e animações.
Dois pontos são centrais para se entender o impacto no país
da batalha do Atlântico. O primeiro é a importância dos ataques de submarinos
alemães e italianos a navios de guerra e mercantes brasileiros para o
engajamento do Brasil na guerra contra o Eixo. Quase duas mil pessoas, em sua
maioria civis, morreram pelo afundamento principalmente por torpedos de mais de
trinta embarcações nacionais.
Uma série de ataques levada a cabo por um mesmo submarino
germânico, o U-Boat 507, no Nordeste brasileiro, afundou em agosto de 1942
cinco navios do país, vitimando mais de
500 pessoas. Foi a gota d’água para a declaração de guerra por Getúlio.
O segundo ponto é a importância para a defesa de nossos
barcos e de nossa costa do fortalecimento da Marinha brasileira pelos EUA. Nada
menos que 24 embarcações vieram reforçar a esquadra nacional, sobretudo em
defesa do Nordeste. Oficiais da Marinha foram ainda receber treinamento
específico pelos americanos.
Tudo ganha maior força ao ouvirem-se os testemunhos de
combatentes como o almirante Leoncio Martins ou do tenente do exército D’Álvaro
de Oliveira, sobrevivente de um dos navios atacados naquele trágico agosto de
1942. É quando a aula de história cede lugar à história de vida.
Programa no Canal Brasil
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Apresentação: Amir Labaki
Curadoria, Apresentação e Direção Geral: Amir
Labaki // Produção Executiva: Mônica Guimarães // Assist. de produção:
Ana Paula Almeida // Fotografia: Erick Mammoccio // Assist. de gravação:
Daniel Domingues // Edição: Mariana Fumo // Direção: Kiko Mollica //
Gravado no Espaço Itaú de Cinema // Realização: É Tudo Verdade e Canal
Brasil