Festival apresenta 77 títulos de 26 países, sendo 19 em Première
Mundial
Vencedor do IDFA e Retrato de Cosme Alves Netto Abrem Festival em
SP e RIo
Shohei Imamura ganha retrospectiva inédita
Helena Solberg é homenageada em ciclo e livro
Depois de São Paulo e Rio, festival vai a Campinas, Brasília e
Belo Horizonte
Todas as sessões são gratuitas
O É Tudo
Verdade 2014 – 19º Festival Internacional de Documentários apresenta uma
seleção de 77 títulos, vindos de 26 países. Destes, 19 produções farão sua
première mundial.
Em São
Paulo, o público poderá acompanhar o mais importante evento dedicado
exclusivamente à produção não-ficcional na América Latina entre os dias 03 e 13
de abril. No Rio, simultaneamente, entre 04 e 13. Em Campinas, de 22 a 24 de
abril; em Brasília de 30 de abril a 04 de maio e em Belo Horizonte de 24 a 27
de julho.
Fundado e
dirigido pelo crítico Amir Labaki, o É Tudo Verdade – 19oFestival Internacional de Documentários é uma co-realização do BNDES,
Instituto CPFL Cultura, OI, SABESP, PETROBRAS, CCBB e RIOFILME, contando com o
apoio do Ministério da Cultura - Secretaria do Audiovisual, através da lei
8.313/91 (Lei Rouanet) e da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo –
Programa de Ação Cultural/PROAC, e com apoio institucional da Imprensa Oficial
de São Paulo.
“É um ano de
descobertas”, afirma Amir Labaki. “Nada menos que seis dos sete longas
nacionais concorrentes são dirigidos por realizadores que nunca disputaram o
festival. Também todos menos um (Alex Gibney) dos diretores na competição
internacional de longas concorrem pela primeira vez. Além disso, também as
retrospectivas trazem uma marca extra de ineditismo, com a primeira dedicada a
uma cineasta brasileira, Helena Solberg, e também a primeira a um cineasta
oriental, Shohei Imamura”.
Na sessão de
abertura em São Paulo, no dia 3, será apresentada a première latino-americana
de Canção da Floresta, de Michael Obert (Alemanha, 96 min., 2013), um
retrato do etnomusicólogo Louis Sarno que venceu o Festival Internacional de
Documentários de Amsterdã (IDFA) no ano passado. No dia 4, a sessão de
abertura no Rio de Janeiro exibe a première mundial de Tudo por amor ao
cinema, de Aurélio Michiles (97 min., 2014), uma cinebiografia de Cosme
Alves Netto (1937-1996), curador da Cinemateca do MAM-Rio.
A Competição
Brasileira de Longas e Médias-Metragens apresentará sete filmes – seis
premières mundiais e uma première brasileira. O título vencedor conquista, pelo
oitavo ano consecutivo, o Prêmio CPFL Energia - É Tudo Verdade, no valor
de R$ 110 mil, e ainda um troféu, criado pelo artista plástico Carlito
Carvalhosa.
A Competição
Brasileira de Curtas-Metragens exibirá nove filmes, sendo seis
inéditos. O vencedor receberá um prêmio no valor de R$ 10 mil e o troféu É
Tudo Verdade.
Helena Solberg é homenageada com a
retrospectiva brasileira do ano, incluindo de seus primeiros curtas-metragens a
destaques de sua produção documental em seu longo período nos EUA e de seu
retorno ao Brasil, nos anos 1990. Acompanhando a mostra, o festival lança ainda
um livro dedicado a cineasta, escrito pela pesquisadora mineira Mariana
Tavares.Serão apresentados 8 de seus filmes, além do longa “As Aventuras de
Helena - Para o É Tudo Verdade”, versão especial do programa sobre Helena
Solberg, dirigido por Betse de Paula, realizada especialmente para o É Tudo
Verdade 2014.
Duas
homenagens especiais a cineastas brasileiros acontecem em parceria com o
Instituto Moreira Salles (IMS). A obra de Eduardo Coutinho (1933-2014) será
celebrada com a exibição de “Sobreviventes de Galileia”, que mostra o retorno
de Coutinho a Galileia quase 30 anos após o lançamento de “Cabra Marcado para
Morrer” e, de “A Família de Elizabeth Teixeira”, que mostra a personagem central
de “Cabra” agora com 88 anos. Ambos filmes, realizados como extras para a
edição em DVD de “Cabra Marcado para Morrer” que será lançado pelo IMS em 29 de
março, serão exibidos pela primeira vez em São Paulo.
Por sua vez,
Leon Hirszman (1937-1987) será homenageado com a pré-estreia de “Posfácio –
Imagens do Inconsciente”, longa-metragem inédito com depoimento da dra. Nise da
Silveira (1905-1999) montado por Eduardo Escorel a convite do IMS. O
documentário complementa a trilogia “Imagens do Inconsciente” (1983-86), cuja
versão restaurada será lançada em DVD no segundo semestre pelo instituto.
A Seleção
Internacional, dividida em mostras competitivas (longas e curtas) e
informativas (Especiais, O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano),
apresenta 43 títulos. Dentre os destaques em festivais internacionais estão:
“Retorno a Homs” (Síria), de Talal Derki, vencedor do Prêmio do Júri
Internacional de Melhor Documentário do Festival de Sundance 2014, e “Rio
de Pedra” (Itália e França), de Giovanni Donfrancesco, vencedor do prêmio de
Melhor Documentário do Festival Internacional de Cinema de Roma.
Entre as
premières mundiais de produções brasileiras e internacionais programadas fora
de concurso, destacam-se: “De Gravata e Unha Vermelha” de Miriam Chnaidermann,
sobre a afirmação da identidade no Brasil de transsexuais, transgenders e
crossdressings, “Los Hermanos - Esse é Só o Começo do Fim da Nossa Vida”, de
Maria Ribeiro, que mostra os bastidores da turnê de retorno da banda, “Ruptura”
(EUA), de Pamela Yates, que retrata um grupo de economistas, que se une a
mulheres pobres da Colômbia, Brasil e Peru, visando colocar em prática projetos
para a erradicação da pobreza e para minorar as desigualdades sociais e “20
Centavos”, de Tiago Tambelli, que registra as manifestações de rua em São
Paulo, em junho de 2013, que começaram com uma revolta pelo aumento das
passagens de ônibus.
A Retrospectiva
Internacional apresenta a obra documental de Shohei Imamura
(1926-2006), considerado um dos mais importantes cineastas japoneses de todos
os tempos.
Vencedor da
Palma de Ouro por duas vezes, com os filmes “A Balada de Narayama” (1983) e “A
Enguia” (1997), Imamura se dedicou ao documentário entre 1967 e 1975,
utilizando o gênero para mostrar a opressão social, personagens marginais e as
marcas deixadas pela Segunda Guerra Mundial. Seis filmes serão exibidos,
incluindo seu primeiro documentário, “Um Homem Desaparece”, de 1967, que
investiga o desaparecimento de um noivo, que irá revelar uma história de surpresas.
No Centro
CulturaL Banco do Brasil de São Paulo e Rio de Janeiro, será realizado um
encontro com o cineasta japonês, Yoju Matsubayashi, discípulo de Imamura e
formado pela Imamura Shohei Film School, também diretor do documentário “Os
Cavalos de Fukushima”, selecionado para a mostra informativa O Estado das
Coisas.
Também faz
parte da programação o relançamento do livro “O Cinema do Real”, organizado por
Amir Labaki e Maria Dora Mourão, reeditado pela primeira vez em formato de
bolso pela Cosac Naify.
O material
gráfico do É Tudo Verdade 2014 celebra a obra do fotógrafo japonês Haruo
Ohara (1909-1999), que se radicou no Brasil aos 17 anos, dedicando-se à
agricultura em São Paulo e no Paraná. Desde 1938, quando comprou sua primeira
câmera, Ohara não parou mais de registrar impressões de seu cotidiano. Em 2000,
suas fotos foram o destaque da 3ª Bienal Internacional de Curitiba. Oito anos
depois, passou a integrar o acervo do Instituto Moreira Salles, que desde então
tem preservado e divulgado seus trabalhos a partir de lançamentos e exposições.
O curta “Haruo Ohara”, de Rodrigo Grota, que reconstitui a figura do imigrante
japonês, agricultor e fotógrafo autodidata, será exibido como programa
especial.
LISTA DE FILMES E SINOPSES POR MOSTRA
ABERTURA SÃO PAULO
- Canção da Floresta, de Michael Obert (Alemanha, 96 min., 2013).
Há vinte e
cinco anos, o etnomusicólogo Louis Sarno chegou à tribo dos pigmeus Bayaka, na
República Centro-Africana. Cumprindo uma promessa feita ao filho de 13 anos,
ele volta para visitar os EUA, onde reencontra o cineasta Jim Jarmusch, amigo
de juventude.
Melhor Filme - IDFA 2013.
ABERTURA RIO DE JANEIRO
- Tudo por amor ao cinema, deAurélio Michiles (SP, 97 min., 2014).
Retrato de
Cosme Alves Netto (1937-1996), que foi curador da Cinemateca do Museu de Arte
Moderna do Rio de Janeiro, por mais de duas décadas.
Première Mundial.
COMPETIÇÃO BRASILEIRA DE LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS
(7 longas
selecionados – 6 EM PREMIÈRE MUNDIAL e 1 EM PREMIÈRE BRASILEIRA)
- Bernardes, de Gustavo Gama e Paulo Barros (RJ, 91 min., 2013).
Um retrato
pioneiro do arquiteto carioca Sergio Bernardes (1919-2002), um dos mestres da
arquitetura brasileira moderna, cujo reconhecimento foi ofuscado por sua
decisão de trabalhar para a ditadura militar.
- Democracia em preto e branco, de Pedro Asbeg (RJ, 82 min., 2014).
A
colaboração entre a Democracia Corinthiana, liderada por Sócrates, Vladimir,
Casagrande e Zenon, e o Rock BR, de Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso e
Ultraje a Rigor, para o processo de redemocratização brasileira no ocaso da
ditadura militar durante os anos 1980.
- Dominguinhos, de Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar (SP, 84
min., 2014).
Retrato do
sanfoneiro Dominguinhos (1941-2013), cuja música revive em raras imagens de
arquivo, derramando uma história que se multiplica em sons, versos e beleza.
- Homem Comum, de Carlos Nader (SP, 110 min., 2014).
Ao longo de
quase 20 anos, o cineasta Carlos Nader conviveu com o caminhoneiro Nilson de
Paula e sua família. Durante esse período, a vida de Nilson se transforma
quando ele adoece.
- O mercado de notícias, de Jorge Furtado (RS, 94 min., 2014).
Jornalistas
de várias gerações discutem os dilemas quanto à seleção e enfoque de seus temas
e a resistência da mídia em aceitar-se como um agente político.
- Por Um Punhado de Dólares – Os Novos Emigrados, de Leonardo Dourado (RJ,
81min., 2014).
Cerca de 200
milhões de imigrantes saem de seus países anualmente, enviando para suas casas
cerca de US$ 400 bilhões. O retrato de três famílias, dá rosto a essa complexa
estatística.
- Triunfo, de Caue Angeli e Hernani Ramos (SP, 84 min., 2014).
A música
negra e a luta pelos direitos civis dos EUA nos anos 1960 e 1970, inspiraram
desde cedo o pernambucano Nelson Triunfo, que viria a ser considerado o pai do
hip hop no Brasil.
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS
(12 longas
selecionados)
- Jasmine, de Alain Ughetto (França, 70 min., 2013).
Neste relato
pessoal, o animador e documentarista francês Alain Ughetto reconta seu romance
do passado com a iraniana Jasmine.
- Ai Weiwei O Caso Falso, de Andreas Johnsen (Dinamarca, 86 min., 2013).
Acompanhando
Ai Weiwei por mais de um ano, após sua detenção por três meses, o filme examina
os métodos pelos quais o artista lida com as restrições impostas pelo governo.
Seleção oficial IDFA- 2013.
- Normalização, de Robert Kirchhoff (Eslováquia e República Tcheca, 100 min.,
2013).
Este
documentário levou oito anos para levantar as contradições do assassinato da
estudante de 19 anos, Ludmila Cervanova, numa pequena cidade da Eslováquia
ocidental, em 1976.
Seleção oficial IDFF Jihlava 2013 e DOK Leipzig 2013.
- Rio de Pedra, de Giovanni Donfrancesco (Itália e França, 88 min., 2013).
O projeto
Federal Writer’s, do governo Roosevelt, utilizou escritores como John Steinbeck
e Saul Bellow para recolher depoimentos de imigrantes italianos da região de
Barre (EUA).
Prêmio de Melhor Documentário - Festival Internacional de Cinema
de Roma 2013.
- Eixo Óptico, de Marina Razbezhkina (Rússia, 90 min., 2013).
No século
XX, Maxim Dmitriev realizou, na cidade de Níjni Novgorod, retratos de diversos
personagens. Cópias em tamanho real das fotos são levadas aos locais onde foram
tiradas.
Seleção oficial DOK Leipzig 2013 e History Artdocfest - Festival
de Cinema Documentário da Rússia 2013.
- Retorno a Homs, de Talal Derki (Síria, 88 min., 2013).
Filmado ao
longo de três anos na cidade síria de Homs, o documentário registra a
trajetória de dois jovens, Basset, de 19 anos, e Ossama, 24, envolvidos na
guerra civil no país.
Prêmio do Júri Internacional de Melhor Documentário - Festival de
Sundance 2014.
- Aldeia de Alao, de Li Youjie (China, 75 min., 2013).
Ao fazer 30
anos, o diretor resolve voltar à sua aldeia natal, que ele abandonou aos 17
anos para cursar a universidade, rompendo a tradição de uma longa linhagem de
camponeses.
- A Mentira de Armstrong, de Alex Gibney (EUA, 124 min., 2013).
Em 2009,
Alex Gibney dedica-se a um filme sobre o ciclista Lance Armstrong, sete vezes
vencedor do Tour de France. Com as filmagens praticamente encerradas, Armstrong
é banido das competições pela comprovação de uso de doping. Um novo
documentário se inicia.
Seleção oficial Festival Internacional de Cinema de Veneza 2013 e
Festival Internacional de Cinema de Toronto 2013.
- Sobre a Violência, de Goran Hugo Olsson (Suécia, EUA, Dinamarca e Finlândia, 85
min., 2014).
A partir de
arquivos da TV sueca, o documentarista Göran Hugo Olsson volta-se às lutas de
independência de diversos países da África, que se desencadearam após a II
Guerra Mundial.
Seleção oficial Festival de Sundance 2014, Festival Internacional
de Cinema de Gothenburg 2014 e Festival de Berlim 2014.
- Alegria do Homem que Deseja, de Denis Côté (Canadá, 70 min., 2014).
Imagens de
ambientes de trabalho em que funcionários fazem trabalhos manuais, levando uma
rotina massacrante, da qual aliviam a tensão em conversas no vestiário e no
refeitório.
Seleção oficial Festival Internacional de Cine UNAM 2014, 32º
Rendez-vous du Cinéma Québécois 2014, Festival Internacional de Cinema
Independente de Istambul 2014 e Festival de Berlim 2014.
- A Viagem de Majub, de Eva Knopf (Alemanha, 49 min., 2013).
Ex-soldado
colonial na I Guerra Mundial, Mohamed Husen trabalhou em papéis secundários no
cinema. Hoje, tudo o que se conhece sobre ele é o que restou nos arquivos da
era nazista.
Seleção oficial DOK Leipzig 2013.
- À Singapura, Com Amor, de Tan Pin Pin (Singapura, 70 min., 2013).
Um singular
retrato de Cingapura emerge dos relatos de antigos ativistas, líderes
estudantis e comunistas que vivem exilados do país há várias décadas, alguns há
50 anos.
Seleção oficial Festival de Berlim 2014, Dubai IFF 2013 e Busan
IFF 2013.
COMPETIÇÃO BRASILEIRA DE CURTAS-METRAGENS
(9 curtas
selecionados – 6 EM PREMIÈRE MUNDIAL)
- Borscht, uma receita russa, de Marina Quintanilha (SP, 18 min., 2013).
Fugindo da
Revolução Russa e da II Guerra Mundial, dois casais imigram para o Brasil,
dividindo a mesma casa em São Paulo.
- A geografia é algum lugar entre o coração e aquilo que já foi, de Letícia Simões e Ricardo
Marques (SP, 10 min., 2013).
O filme é
uma experiência de montagem, uma colagem de impressões em busca de um discurso,
que investiga a criação de memórias a partir de registros de viagem.
Première Mundial.
- Com uma câmera na mão e uma máscara de gás na cara , de Ravi Aymara (RJ, 27 min.,
2013).
Uma discussão
sobre profissionais, amadores e militantes que registraram imagens das
manifestações de junho 2013 no Rio de Janeiro.
Première Mundial.
- A sandália de Lampião, de Adriana Yañez (SP, 26 min., 2013).
Através da
história do mestre Espedito Seleiro, de família voltada ao manejo do couro,
acompanha-se as transformações desta atividade.
- Espinhela caída, de Ana Sofia Paiva, Felipe Chimicatti, Pedro Carvalho e Rafael
Bottaro (BH, 24 min., 2013).
Quatro
moradores do interior de Minas Gerais compartilham suas experiências com o
desconforto da doença conhecida como “espinhela caída”.
Première Mundial.
- E o amor foi se tornando cada dia mais distante, de Alexander de Moraes (RJ, 9
min., 2014).
A história
de Mônica, que se tornou cega aos 21 anos, e como ela percebeu que estava
perdendo a visão.
Première Mundial.
- E, de
Alexandre Wahrhaftig, Helena Ungaretti e Miguel Ramos (SP, 17 min., 2013).
E, de
“estacionamento”. Do latim, “statio”. Ficar de pé, ficar parado.
- A poeira de suas fotos, de Mauricio Osaki (Brasil e Vietnã, 17 min., 2014).
Moradora de
Hanoi, no Vietnã, Tien está prestes a completar 20 anos. Nessa passagem à vida
adulta, procura fazer um balanço do que a une e a separa de seu pai.
Première Mundial.
- Sem Titulo #1: Dance of Leitfossil, de Carlos Adriano (SP, 6 min.,
2014).
Da série
“Para uma AutoCineBiografia (em Regresso)”. Ruínas, ruminações e
reminiscências. O improvável duo de um fado para um saudoso convidado.
Première Mundial.
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS
(9 curtas
selecionados)
- Somente para Orelhas de Abano, de Ronja Hijmans (Holanda, 20 min., 2013).
Lulu tem
oito anos e perdeu sua mãe há nove meses. Seu melhor amigo e confidente é seu
coelho de pelúcia, testemunha de sua perseverança no duro caminho para crescer.
- O Domador de Peixes, de Roger Gómez e Dani Resines (Espanha, 23 min., 2013).
No laguinho
do jardim de Franciscu, nadam seis peixes coloridos. Mas um deles quase nunca
vem à tona, preferindo ficar quase o tempo todo no fundo.
- O Atraso, de Daniel Paz Mireles (Venezuela e Espanha, 16 min., 2013).
Uma enchente
no lago Valencia, na Venezuela, levou à retirada de diversas famílias que
moravam em suas imediações, abrigadas em motéis utilizados para encontros
amorosos.
Seleção oficial Festival Internacional de Cinema de Caracas, VI
Festival de Cinema Latino-Americano e Caribenho de Margarita 2013 e Festival
Internacional de Documentários de Jihlava 2013.
- A Imaculada, de Ronny Trocker (França e Itália, 13 min., 2013).
Reconstituindo
a partir de fotografias e em animação 3D, o diretor reconta a história de uma
garota de 16 anos, moradora de um subúrbio numa cidade do norte da Itália.
Seleção oficial Festival Internacional de Cinema de Roma e
Rencontres Internationales Henri Langlois.
- Histórias de Kijima, de Mikles Laetitia (França, 30 min., 2013).
“O sr.
Kijima não é mais um yakuza. Ele escolheu um novo caminho”, diz a manchete de
um jornal. Um desenhista atravessa Sapporo, em busca de testemunhas que possam
atestar a veracidade da notícia.
- Mãe é Deus, de Maria Bäck (Dinamarca, 30 min., 2013).
Recorrendo
ao Skype, a diretora Maria Bäck conversa com sua mãe sueca – cujo rosto não se
vê -, construindo um relato que captura indícios de vários sentimentos
mutáveis.
Seleção oficial Sichuan TV Festival, China 2013.
- Vegas, de Lukasz
Konopa (Reino Unido, 24 min., 2013).
Mesmo no
auge da crise econômica, três moradores de Las Vegas não desistem de perseguir
sua versão pessoal do Sonho Americano.
Seleção oficial Festival Internacional de Documentários de Toronto
- Hot Docs e DOK Leipzig 2013.
- Uma Visita, de Matej Bobrik (Polônia, 11 min., 2013).
Num lar de
idosos localizado no meio de um bosque, aos domingos eles se preparam desde cedo
para a visita dos parentes. À medida que as horas passam, sua esperança
declina.
Seleção oficial IDFA 2013 e Festival Internacional de
Documentários de Direitos Humanos da República Tcheca – One World.
- O Altar Partido, de Mike Rollo (Canadá, 20 min., 2013).
Percorrendo
a trilha de drive-ins desativados, o filme retrata o que restou desses cinemas.
Seleção oficial Festival Internacional de Cinema Underground de
Chicago, Festival de Cinema Experimental de Haverhill, Festival Internacional
de curta-metragens documentais de Vidreres – Espanha, Arquiteturas Film
Festival Lisboa, Festival Internacional de Cinema de Vermont, Festival do Novo
Cinema do Canadá e Antimatter [Media Art], Canadá.
PROGRAMAS ESPECIAIS
(10 filmes
selecionados – 3 EM PREMIÈRE MUNDIAL)
- Batalha pelo Rio, de Gonzalo Arijón (Finlândia, França e EUA, 90 min., 2014).
O uruguaio
Gonzalo Arijón percorre diversas comunidades cariocas, procurando fazer um
balanço da atuação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), implantadas desde
2008.
- Bardot, A Incompreendida, de David Teboul (França, 115 min., 2013).
Em 2011, a
atriz francesa Brigitte Bardot autoriza um projeto de documentário sobre sua
vida. Ela concede livre acesso ao diretor David Teboul aos seus arquivos
familiares, mas se recusa a ser entrevistada.
- A Arte de Observar a Vida, de Marina Goldovskaya (EUA, 70 min., 2013).
Marina
Goldovskaya entrevista pioneiros do documentário norte-americano e
internacional, como Richard Leacock, Robert e Anne Drew, Albert Maysles, D.A.
Pennebaker, Jonas Mekas e outros.
Seleção oficial IDFA 2013.
- Los Hermanos – Esse é Só Começo do Fim da Nossa Vida, de Maria Ribeiro (RJ, 85 min.,
2013).
Depois de
dez anos de carreira e do lançamento de quatro discos, a banda Los Hermanos resolve
dar uma pausa. Cinco anos depois, eles se reúnem para uma nova turnê pelo
Brasil.
Première Mundial.
- Ruptura, de Pamela Yates (EUA, 84 min., 2014).
Um grupo de
economistas une-se a mulheres pobres da Colômbia, Brasil e Peru, visando
colocar em funcionamento projetos concretos para a erradicação da pobreza e da
desigualdade.
Première Mundial.
- Sobreviventes de Galileia, de Eduardo Coutinho (RJ, 27 min., 2014).
Um ano antes
de se completarem 30 anos do lançamento de “Cabra Marcado para Morrer”, Eduardo
Coutinho retorna a Galileia, cenário das primeiras filmagens do premiado
documentário.
- A Família de Elizabeth Teixeira, de Eduardo Coutinho (RJ e PB,
64 min., 2014).
Eduardo
Coutinho volta à figura central de seu documentário “Cabra Marcado para
Morrer”, Elizabeth Teixeira, de 88 anos, sobrevivente da repressão às lutas
camponesas na ditadura militar.
- Posfácio - Imagens do inconsciente, de Leon Hirszman (RJ, 79 min.,
1986-2014).
Complementando
a trilogia de documentários “Imagens do Inconsciente”, Hirszman entrevista a
psiquiatra Nise da Silveira, aluna de Carl Jung e fundadora do Museu de Imagens
do Inconsciente. Não editado em vida pelo cineasta, o material bruto torna-se
filme agora em montagem de Eduardo Escorel.
Première Mundial.
- O Homem que é Alto é Feliz?, de Michel Gondry (França, 88 min., 2013).
O francês
Michel Gondry manteve uma série de entrevistas com o celebrado linguista,
filósofo e ativista norte-americano Noam Chomsky e transformou esta filmagem em
animação manual.
Seleção oficial Festival de Berlim 2014.
- O Encantador Mês de Maio, de Chris Marker e Pierre Lhomme (França, 145
min., 1963).
Em maio de
1962, pouco depois do fim da Guerra da Argélia, Chris Marker e Pierre Lhomme
saem a campo pelas ruas de Paris tomando o pulso de uma nação em grande
questionamento. Personagens das mais distintas formações, operários, padres e
investidores falam de questões como emprego, moradia, reforma urbana, moral,
religião, militarismo, censura, racismo, colonialismo, tortura na Argélia, sem
perder de vista o amor, a diversão e a felicidade.
CURTA-METRAGEM: SESSÃO ESPECIAL
- Haruo Ohara, de Rodrigo Grota (PR, 16 min., 2010).
Mesclando
elementos documentais e ficcionais, o curta reconstitui a figura do imigrante
japonês, agricultor e fotógrafo autodidata Haruo Ohara.
Seleção oficial Festival de Cinema Brasil On Art Online 2013,
Prêmio Nossa Gente de Londrina, V Festival Internacional de Cinema de Itu, 8º
CineFest Votorantim, VII Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual –
Salvador, Festival Cine Futuro, Semana Paulistana do Curta Metragem 2011,
Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual 2011, 3º Festival do Júri
Popular 2011, Prêmio ABC 2011, Festival de Cinema Curta Carajás e Goiamum
Audiovisual 2010.
RETROSPECTIVA BRASILEIRA: HELENA SOLBERG
- A Entrevista, de Helena Solberg (RJ, 20 min., 1966).
As
entrevistas gravadas em 1964, com 70 mulheres entre 19 e 27 anos, giraram em
torno das aspirações com relação ao casamento, profissão, virgindade e
submissão ao marido.
Seleção oficial Festival Dei Popoli 1969 e Festival Internacional
de Cracóvia - Polônia 1968.
- Meio Dia, de Helena Solberg (SP, 9 min., 1970).
Inspirado em
“Zero de Conduta", do cineasta francês Jean Vigo, o filme mostra uma rebelião
de crianças em sala de aula, que matam seu professor. Primeira ficção de Helena
Solberg.
- A Nova Mulher, de Helena Solberg (EUA, 40 min., 1974).
Primeiro
filme que Helena Solberg dirigiu nos EUA, “A Nova Mulher” percorre 170 anos de
história do movimento feminista no país e na Inglaterra (de 1800 até 1974).
Seleção oficial American Revolution Bicentenial Administration.
- Das Cinzas...Nicarágua Hoje, de Helena Solberg (EUA, 60 min., 1982).
Através do
olhar de uma família nicaraguense, o filme percorre as raízes do Movimento
Nacional de Libertação da Nicarágua, que derrotou a ditadura de Anastásio
Somoza Debayle.
Seleção oficial National Emmy Award 1982, Festival de Cinema de
Chicago – Prêmio Silver Hugo, American Film Festival – Prêmio Red Ribbon e
Global Village – Prêmio de Melhor Filme.
- Carmen Miranda: Banana is my business, de Helena Solberg (RJ, 92 min.,
1995).
O filme
conta a extraordinária história da estrela brasileira que conquistou a
imaginação e o coração do mundo.
Seleção oficial 14º Festival Cinematográfico do Uruguai 1996,
Festival del Cine Nuevo Latinoamericano – Havana 1995 e 27º Festival do Cinema
Brasileiro de Brasília 1994.
- A Alma da Gente, de Helena Solberd e David Meyer (RJ, 80 min. 2013).
Dez anos
depois, os diretores David Meyer e Helena Solberg partem em busca de alguns
moradores da Favela da Maré, que participaram de um espetáculo de dança do
coreógrafo Ivaldo Bertazzo.
Competição Oficial, É Tudo Verdade 2013
- A Conexão Brasileira, A Luta pela Democracia, de Helena Solberg e David Meyer
(EUA, 60 min., 1982).
Em 1982, o
não pagamento da dívida externa brasileira estimada em 90 bilhões de dólares e
o caos econômico que resultaria com a moratória são analisados neste
documentário.
Seleção oficial Global Village 1983 e Festival de Cinema Latino de
Nova Iorque 1983.
- Vida de Menina, de Helena Solberg (RJ, 101 min., 2004).
Tendo como
pano de fundo um Brasil que acaba de abolir a escravatura e proclamar a
República, acompanha-se dois anos na vida da adolescente Helena.
Seleção oficial Festival de Gramado 2004 – Vencedor de 6 Kikitos,
Festival do Rio 2004 - Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular, 15º Festival
de Cinema de Natal 2005, Festival Cineport 2006, 28ª Mostra Internacional de
Cinema de São Paulo, 8º Festival de Tiradentes, Festival Internacional de
Cinema de Palm Springs, Festival Internacional de Cinema de Miami, Rencontres
de Cinema d‘Amérique Latine de Toulouse, 1º Festival de Verão de Porto Alegre,
Femina e Cine Brazil 2005 – Gotemburgo.
- As Aventuras de Helena - Para o É Tudo Verdade, de Betse de Paula (RJ, 27 min.,
2009).
Corte
especial do programa sobre Helena Solberg, dirigido por Betse de Paula, para
exibição no Festival É Tudo Verdade de 2014.
RETROSPECTIVA INTERNACIONAL: SHOHEI IMAMURA
- Em Busca dos Soldados Foragidos na Malásia, de Shohei Imamura (Japão, 50
min., 1971).
O diretor
revela histórias de soldados japoneses, que vivem na Malásia e não retornaram
para sua pátria depois do final da II Guerra.
- Em Busca dos Soldados Foragidos na Tailândia, de Shohei Imamura (Japão, 50
min., 1971).
Shohei
Imamura encontra três ex-soldados japoneses que não voltaram ao seu país e se
estabeleceram na Tailândia, entrevistando-os sobre as razões de seu
auto-exílio.
- Karahuki-San – A Fabricação de uma Prostituta, de Shohei Imamura (Japão, 70
min., 1975).
No começo do
século XX, havia cerca de 2000 prostitutas japonesas no sul da Ásia. A partir
da entrevista com uma sobrevivente, Kikuyo, de 73 anos, desvenda-se o
itinerário desta exploração.
- Um Homem Desaparece, de Shohei Imamura (Japão, 130 min., 1967).
Seguindo o
caso de um homem desaparecido e procurado por sua noiva, revelando segredos
sobre a própria noiva e o passado de sua família.
- O Brutamontes regressa à pátria, de Shohei Imamura (Japão, 47
min., 1973).
Três anos
após a realização de entrevistas com um grupo de ex-soldados japoneses que
permaneceram na Tailândia, o cineasta acompanha Matsu Fujita, em seu retorno ao
Japão.
- Os Piratas de Bubuan, de Shohei Imamura (Japão, 46 min., 1972).
Viajando às
Filipinas, o cineasta percorre pequenas comunidades de pescadores que estão
submetidas ao domínio de piratas armados.
O ESTADO DAS COISAS
(8 filmes
selecionados - 3 EM PREMIÈRE MUNDIAL)
- Nelson Mandela: O Mito e Eu, de Khalo Matabane (Alemanha, África do Sul
e Reino Unido, 84 min., 2013).
O legado de
Mandela é o centro deste trabalho do diretor Khalo Matabane, que durante dois
anos, entrevistou personalidades como Henry Kissinger, Dalai Lama e Ariel
Dorfman.
Prêmio Especial do Júri, IDFA 2013.
- Os Cavalos de Fukushima, de Matsubayashi Yoju (Japão, 74 min., 2013).
Vinte e três
cavalos, que sobreviveram ao acidente nuclear da usina de Fukushima e ao
tsunami de 2011, constituem alguns dos principais paradoxos da sobrevivência à
tragédia.
Seleção oficial Festival Internacional de Documentários de
Helsinki – Docpoint 2014, Festival Internacional de Cinema de Dubai 2013,
Festival Internacional de Cinema de Trípoli 2013, Tokyo Filmex 2013, IDFA 2013
e Festival Internacional de Documentários da Coréia – DMZ 2013.
- De gravata e unha vermelha, de Miriam Chnaiderman (SP, 86 min., 2014).
Diversos
personagens transsexuais, transgenders e crossdressings dão conta de sua
maneira pessoal de construir a própria identidade a partir da escolha de
gênero.
Première Mundial.
- Um Sonho Intenso, de José Mariani (RJ, 102 min., 2013).
Economistas
como Carlos Lessa, Maria Conceição Tavares, Francisco de Oliveira e outros
discorrem sobre o crescimento, a industrialização e as mudanças políticas do
Brasil.
Première Mundial.
- 20 centavos, de Tiago Tambelli (SP, 53 min., 2014).
Observando
as manifestações de rua, em junho de 2013, em São Paulo, registram-se diversas
pulsões do movimento que começou com a revolta pelo aumento das passagens de
ônibus.
Première Mundial.
- Gasoduto, de Vitaly Mansky (Rússia, Repúplica Tcheca e Alemanha, 121 min.,
2013).
Inaugurado
em 1983, o gasoduto Trans-Siberiano trouxe altos lucros ao governo russo, mas
não transformou a vida dos que habitam sua imensa extensão, de Urengoi a
Colônia.
Seleção oficial Documentary Fortnight MoMA New York 2014, Docpoint
IDF Helsinki 2014, Göteborg IFF 2014, Alpe Adria Cinema FF Trieste 2014, IDFA
2013, Dok Leipzig 2013, Bergen IFF 2013, London BFI FF 2013, Batumi Art-House
FF 2013, Odessa FF 2013, Karlovy Vary IFF 2013 e Open Russian FF Kinotavr Sochi
2013.
- Sonhos de DNA, de Bregt Je Van Der Haak (Holanda, 54 min., 2013).
O Instituto
de Genômica de Pequim (BGI) ambiciona sequenciar o material genético de todos
os seres vivos do mundo.
- A Corrida da Arte, de Marianne Lamour (França, 86 min., 2013).
Conduzido
por uma pequena rede de marchands profissionais, o mercado mundial da arte teve
suas regras drasticamente alteradas pela entrada de novos colecionadores
bilionários.
FOCO LATINO-AMERICANO
(4 filmes
selecionados)
- Lugares: À Procura de Rusty James,de Alberto Fuguet (Chile, 90
min., 2013).
Trinta anos
depois do lançamento de “O Selvagem da Motocicleta”, compõe-se um retrato polifônico
das influências exercidas pelo filme de Francis Ford Coppola, no Chile de
Pinochet.
Seleção oficial BAFICI – Buenos Aires 2013, FIACID – Lima 2013,
SANFIC – Santiago 2013, Festival de Cinema de Telluride 2013.
- Furando a Onda, de Annie Canavaggio (Panamá, 70 min., 2013).
Oli, Cholito
e Deivis são três humildes surfistas de Santa Catalina, uma pequena colônia de
pescadores do Pacífico Panamenho, hoje sede grandes campeonatos e rota da elite
do surfe.
- Rosario, de Shula Erenberg (México, 70 min., 2013).
Perfil de
Rosario Ybarra de Piedra, mãe de um jovem desaparecido em 1975 na cidade de
Monterrey (México), uma das muitas vítimas da guerra mexicana entre os anos
1960-1980.
Seleção oficial Prêmio José Rovirosa 2013 e Festival Internacional
de Cine de Monterrey 2013.
- Continuo Sendo, de Javier Corcuera (Peru e Espanha, 120 min., 2013).
Violinistas,
harpistas e outros músicos, ao lado de dançarinos diversos, viajam a diversas
regiões do Peru, desvendando uma extraordinária variedade de expressões
artísticas.
Seleção
oficial Festival de Cinema de San Sebastian, Busan IFF e Semana Internacional
de Cinema de Valladolid – Espanha.
SERVIÇO
É Tudo Verdade – 19º Festival Internacional de Documentários
Em São
Paulo, de 03 a 13 de abril.
No Rio de
Janeiro, de 04 a 13 de abril.
Em Campinas,
de 22 a 24 de abril.
Em Brasília,
de 30 de abril e 04 de maio.
Em Belo
Horizonte, de 24 a 27 de julho.
Fundação e
direção: Amir Labaki
O É Tudo
Verdade – 19o Festival Internacional de Documentáriosé uma
co-realização do BNDES, Instituto CPFL Cultura, OI, SABESP, PETROBRAS, CCBB e
RIOFILME, contando com o apoio do Ministério da Cultura - Secretaria do
Audiovisual, através da lei 8.313/91 (Lei Rouanet) e da Secretaria de Estado da
Cultura de São Paulo – Programa de Ação Cultural/PROAC, e com apoio
institucional da Imprensa Oficial de São Paulo.
Entrada gratuita em todas as salas de cinema.
SALAS EM SÃO PAULO - (de 03 a 13 de abril)
- CENTRO
CULTURAL BANCO DO BRASIL
Rua
Álvares Penteado, 112 – Centro
Tel:
(11) 3113.3651
70
lugares
- CINE
LIVRARIA CULTURA
Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – Bela Vista
Tel:
(11) 3285.3696
Sala
01 - 300 lugares
- Espaço
Itaú de Cinema
Rua
Augusta, 1475 – Cerqueira César
Tel:
(11) 3288-6780
Sala
02 – 208 lugares
- RESERVA
CULTURAL
Av.
Paulista, 900
Tel:
(11) 3287.3529
Sala
01 – 190 lugares
SALAS NO RIO DE JANEIRO - (de 04 a 13 de abril)
- CENTRO
CULTURAL BANCO DO BRASIL
Rua
Primeiro de Março, 66 – Centro
Tel:
(21) 3808.2020
102
lugares
- Espaço
Itaú Botafogo
Praia
de Botafogo, 316 – Botafogo
Tel:
(21) 2559.8750
169
lugares
- INSTITUTO
MOREIRA SALLES
Rua
Marquês de São Vicente, 476 – Gávea
Tel:
(21) 3284.7400
113
lugares
- Oi Futuro
Ipanema
Rua
Visconde de Pirajá, 54 – 3º andar – Ipanema
Tel:
(21) 3131.3060
92
lugares
SALA EM CAMPINAS - (de 22 a 24 de abril)
- CPFL
CULTURA - Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera
Tel:
(19) 3756.8000
Auditório Umuarama - 146 lugares
SALA EM BRASILIA - (de 30 de abril a 04 de maio)
- CENTRO
CULTURAL BANCO DO BRASIL
SCES,
Trecho 02, lote 22
Tel:
(61) 3108.7600
74
lugares
SALA EM BELO HORIZONTE - (de 24 a 27 de julho)
- Oi Futuro
BH
Av.
Afonso Pena, 4.001 – Mangabeiras
Tel:
(31) 3229.2979
Teatro Klauss Vianna – 329 lugares
ASSESSORIA DE IMPRENSA
SAO PAULO – TZM Entretenimento
Marione Tomazoni - (11) 99155.1298
imprensa@etudoverdade.com.br
mtomazoni@agenciatzm.com.br
RIO DE JANEIRO
Lilian Hargreaves - (21) 9136.0941
formigas@uol.com.br